Etapas da Copa do Mundo da Federação Equestre Internacional (FEI) nos Estados Unidos, pela Liga da América do Norte (NAL), e na Holanda, pela Liga da Europa Ocidental (WEL) marcaram o último fim de semana. Se em Amsterdã foram Charlotte Fry e Glamourdale que brilharam, na Flórida, foram os medalhistas de ouro (equipe) e bronze (individual) no último Pan, Anna Marek e Fire Fly, que brilharam (confira vídeo do freestyle). O Giro Internacional traz ainda a desqualificação do cavaleiro da equipe olímpica belga Domien Michiels por doping.
INDEPENDÊNCIA EDITORIAL E COMPROMISSO JORNALÍSTICO
Apoie Adestramento Brasil para seguirmos informando vocês sobre as principais notícias do mundo dressage. Baixe aqui o mídia kit ou contribua individualmente no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Copa do Mundo da FEI — Liga da Europa Ocidental
Charlotte Fry e Glamourdale (foto)venceram a oitava eliminatória da Liga da Europa Ocidental da Copa do Mundo da FEI ocorrida em Amsterdã, Holanda. Os atuais campeões mundiais conquistaram a vitória ao pontuar 89,840% no grande prêmio freestyle. Foi a segunda vitória consecutiva de Fry em Amsterdã, após o triunfo do ano passado com Everdale, e a sua segunda vitória consecutiva com Glamourdale, que já havia garantido a eliminatória da FEI Dressage World Cup em Londres (GBR) em dezembro passado.
Sua compatriota Becky Moody terminou em segundo com Jagerbomb com 86,500%, ficando Isabell Werth em terceiro lugar (85,265%) com DSP Quantaz e empurrando Nanna Skodborg Merrald para o quarto lugar (83,070%).
Com sua segunda vitória nesta temporada, Fry subiu para 12º na classificação geral da FEI Dressage World Cup, embora ela permaneça indecisa sobre perseguir a final. “Estamos indo passo a passo. Nosso foco principal este ano é o Campeonato Europeu, e estamos construindo em direção a isso”, disse ela à FEI.
Doping
O cavaleiro da equipe olímpica belga Domien Michiels aceitou a desqualificação de seus resultados competitivos individuais no grande prêmio de adestramento por equipe em três de agosto de 2024 nos Jogos Olímpicos como consequência de uma violação da regra antidoping pela presença de uma substância proibida, informou a Agência Internacional de Testes (ITA) em 22 de janeiro de 2025.
A amostra foi analisada pelo laboratório credenciado pela WADA de Paris, que relatou um achado analítico adverso para a substância proibida especificada dorzolamida. A dorzolamida está listada na classe S5. diuréticos e agentes mascarantes, de acordo com a Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping (WADA) e é proibida em todos os momentos.
Global Dressage Festival
Sob uma onda anormal de frio em Wellington, Flórida, Anna Marek e Fire Fly ganharam o GP estilo livre com música de etapa da Copa do Mundo da FEI. A dupla registrou 77,755% em seu desempenho durante o “Friday Night Stars”, a noite de gala da competição de estilo livre de alto nível, em 24 de janeiro, na terceira semana do Global Dressage Festival (AGDF). Marek e o castrado Fire Fly estão juntos há pouco mais de três anos e a dupla conquistou o ouro por equipe e o bronze individual nos Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile. O estilo livre, com música da trilha sonora de Stranger Things incluiu 13 mudanças de dois tempos em uma curva.
Depois de vencer o GP de qualificação, Kevin Kohmann (EUA) terminou em segundo no GPF com Dünensee, marcando 77,545%, e Felicitas Hendricks, da Alemanha, completou o pódio em terceiro com 76,365% em Drombusch OLD. A competição valeu como classificatória para o novo US Equestrian Open of Dressage, que conta com 23 classificatórias — sete das quais sediadas pela Wellington International no AGDF — antes da final na Califórnia em novembro. Felicitas Hendricks agora está no topo do placar de qualificação com 37 pontos, embora os três primeiros cavaleiros tenham a final na mira.
A semana também marcou a primeira vitória em CDI da australiana Jemma Heran montando Total Recall, de sua propriedade. Eles começaram a competir em CDIs em 2022. No último sábado (25/01), o conjuntou liderou o GP especial do CDI 3* com 69,021%.
Crédito foto de abertura: FEI/Leanjo de Koster


