Diallo BB, a nova estrela em ascensão de Jessica von Bredow-Werndl

O castrado hannoveriano Diallo BB esteve nos holofotes neste último fim de semana ao ganhar, na sela da alemã medalha de ouro em Paris 24 Jessica von Bredow-Werndl, a etapa em Stuttgart da Copa do Mundo da Federação Equestre internacional 2025/2026. O conjunto venceu o GP freestyle com 83,095% no dia seguinte em que pontuou 73,261% — e ganhou — a prova de grande prêmio. Foi a quinta competição internacional da dupla, que estreou nas pistas em abril deste ano em um CDI 3* em Hagen com 69,891% e quarto lugar no GP e venceu o GP especial com 72,447%.

Após a apresentação no domingo (16/11), Jessica von Bredow-Werndl disse que pode aproveitar cada passo na linha central final. Ela contou que Diallo BB, de propriedade de Antoinette Göbelsmann-Schweitzer e Beatrice A. Buerchler-Keller, estava muito relaxado, mas ao mesmo tempo tão poderoso. E reconheceu que, depois de uma estreia difícil e agitada no GP, no sábado, não esperava que ele estivesse tão concentrado no GPFS.

Von Bredow-Werndl apresentou-se ao som de músicas já utilizadas com Zaïre-E, sua montaria entre 2013 e 21. Ela disse que a música também combina perfeitamente com o Diallo, com a necessidade de apenas alguns pequenos ajustes. “É maravilhoso montar ao som dessas músicas novamente”, disse a atleta alemã, sorrindo, à FEI.

Em Stuttgart, o alemão Raphael Netz ficou em segundo lugar com Great Escape Camelot, com 80,765%, juntando-se a von Bredow-Werndl como os únicos atletas acima da marca de 80% no GPFS. Netz, de 26 anos, é pupilo de Jessica von Bredow-Werndl, tendo passado muitos anos em Aubenhausen.

Nesta temporada da Copa do Mundo, ele está competindo com dois cavalos, tendo estreado com Dieudonnee há duas semanas em Lyon (França). Netz disse que, em princípio, a final em Fort Worth é o objetivo, mas decidirá quais classificatórias da Copa do Mundo fará ao longo do caminho.

O último atleta a entrar na pista no GPFS, o vencedor da Final da Copa do Mundo de Adestramento FEI 2024, Patrik Kittel, da Suécia, terminou em terceiro com Touchdown e 79,620% na prova de estilo livre com música.

O conjunto rumava à uma pontuação de 80%, mas Touchdown deu um pequeno coice no final de um galope alongado, e tanto os piaffes quanto as transições poderiam ter sido mais seguros, o que baixou a nota final.

Kittel ainda não decidiu se tentará a Final em Fort Worth, embora pretenda competir na etapa da Copa do Mundo em Amsterdã.

Final no Texas
Agora em sua 39ª temporada, a Copa do Mundo de Adestramento da FEI terá novamente a final nos Estados Unidos, três anos após as finais em Omaha. Em 2026, as provas ocorrem de 8 a 12 de abril em Fort Worth, Texas (EUA). Faz 17 anos que um atleta americano não conquista o título da Copa do Mundo de Adestramento da FEI: Steffen Peters e Ravel levaram o título em Las Vegas em 2009 e Debbie McDonald com Brentina em Gotemburgo em 2003.

A Liga Norte-Americana (NAL) iniciou sua temporada 2025/2026 no mês passado em Devon (EUA), quando Benjamin Ebeling e Bellena (de propriedade de Ann Romney) conquistaram a primeira vitória. O calendário da NAL continua com classificatórias no Canadá, México e diversos eventos nos Estados Unidos.

Já a Liga da Europa Ocidental deste ano conta com dez classificatórias em vez de onze, após o cancelamento da Semana do Cavalo de Madri que estava marcada para o fim de novembro. A abertura da temporada em Herning será seguida por Lyon (França) no final de outubro e Stuttgart (Alemanha) em novembro. Dezembro receberá Londres (Grã-Bretanha) e Mechelen (Bélgica), antes da série seguir em janeiro para Basileia (Suíça) e Amsterdã (Holanda). Fevereiro traz Neumünster (Alemanha) e Gotemburgo (Suécia), enquanto a última classificatória acontece novamente em ‘s-Hertogenbosch (Holanda).

Os nove melhores conjuntos da Liga da Europa Ocidental garantirão vaga na final da Copa do Mundo de Adestramento FEI 2026 em Fort Worth. A atual campeã Charlotte Fry (Grã-Bretanha) se classifica automaticamente, desde que ela compita em pelo menos duas eliminatórias nesta temporada. Fry conquistou o título de 2025 com o garanhão preto Glamourdale.

Mais informações:

Foto: Copyright ©FEI/www.sportfotos-lafrentz.de/Stefan Lafrentz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.