Pia Aragão: preparação para a prova começa em casa

Nas competições, é fácil encontrar Pia Aragão nos corredores das baias pré-montadas cuidando dos cavalos, batendo baia. No início de sua carreira, ela trabalhou como tratadora (groomer) e até hoje executa as tarefas. Devido à experiência que acumulou ao longos dos anos — também como cavaleira e treinadora —, Pia ministrou palestra no Campeonato Brasileiro sobre preparação do cavalo para a competição. Em entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil, ela destacou alguns dos pontos que considera fundamentais.



“A preparação para a prova começa em casa”, destacou, fazendo referência que a beleza do cavalo, com pelo, casco e crina bonitos, decorrem de um trabalho prévio.

Pia Aragão nasceu na Suécia e, antes de chegar ao Brasil há muitos anos, trabalhou como tratadora na Alemanha, Bélgica e Estados Unidos para cavaleiros do circuito internacional. Iniciou sua trajetória no País trabalhando também como tratadora dos cavalos do cavaleiro olímpico Paulo Stewart.

Ao longo de sua carreira, tem representado o Brasil em diversas competições internacionais, consolidando-se como um dos principais nomes do adestramento nacional.

Um de seus mantras é se adiantar a eventuais problemas e para tanto nada melhor que estar preparado. Ela contou que leva uma caixa enorme para as competições. “Lá dentro tem praticamente tudo e tudo está organizado. Eu, por exemplo, tenho um jogo de ligas, escovas, xampu, tesoura, limpador do casco só para provas — e outros que uso em casa.”

>>> continua após o anúncio



Material do cavaleiro é ele quem cuida — Pia Aragão também deixou claro que o material do cavaleiro é problema do cavaleiro” — e não deve ser responsabilidade do tratador.

“Aqui, o pessoal gosta que o tratador limpe a bota. Eu acho que é um absurdo. O cavaleiro tem que limpar a bota própria, não tratador, que limpa o cavalo.”

Assista à íntegra da entrevista:


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.