Ingmar De Vos é eleito para o Conselho Executivo do COI para mandato de quatro anos

O presidente da Federação Equestre Internacional desde 2014, Ingmar De Vos, foi eleito membro do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) na qualidade de representante das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Verão. De Vos, membro do COI desde 2017, foi eleito por voto secreto por seus pares para um mandato de quatro anos. Ele assumirá sua nova função após o término da 145ª Sessão do COI, em 22 de fevereiro de 2026.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!


De Vos também é presidente da Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Verão (ASOIF) desde 2025.

O Conselho Executivo do COI é o órgão máximo de governança, responsável por supervisionar a gestão da organização e implementar as decisões tomadas. Fundado em 1921, é composto pelo presidente do COI, quatro vice-presidentes e dez membros eleitos pela sessão do COI.

Em nota, De Vos afirmou ser uma grande honra e que o novo cargo “acarreta uma responsabilidade significativa em um momento em que o Movimento Olímpico está passando por uma profunda revisão como parte do processo “Apto para o Futuro”, iniciado pela presidenta do COI, Kirsty Coventry.

“Durante meu mandato, estou comprometido em contribuir para o sucesso futuro dos Jogos Olímpicos, do COI e da Família Olímpica. Como presidente da ASOIF, farei isso com atenção especial ao papel das Federações Internacionais no Movimento Olímpico. Juntos, devemos continuar a aprimorar a popularidade, o apelo e a sustentabilidade a longo prazo dos Jogos Olímpicos”, destacou Ingmar De Vos.

Nascido na Bélgica em 5 de agosto de 1963, De Vos possui mestrados em ciência política, relações internacionais e direito internacional e europeu pela Vrije Universiteit Brussel (Bélgica). Ele iniciou sua carreira profissional como assessor do Senado belga. Ingressou na Federação Real Belga de Esportes Equestres como diretor-geral em 1990 e, de 1997 a 2011, atuou como secretário-geral da Federação.

De Vos foi cofundador da Federação Equestre Europeia (EEF), onde atuou como secretário-geral de 2010 a 2011. Ele ingressou na FEI, em 2011, como secretário-geral e, em dezembro de 2014, na Assembleia Geral da FEI realizada em Baku (Azerbaijão), foi eleito presidente da entidade.

Foto: divulgação COI/Greg Martin


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.