João Victor Marcari Oliva já está tecnicamente habilitado para disputar o Campeonato Mundial de Adestramento em agosto na Alemanha. Montando Feel Good VO, o brasileiro registrou 70,522% de nota final na prova de grande prêmio no CDI 4* em Bordeaux, na França. O cavaleiro obteve acima dos 69% com todos os juízes e finalizou em terceiro no GP, prova com 12 concorrentes. Com esse segundo índice, Oliva preenche os requisitos mínimos de elegibilidade (MER) e está apto a competir em Aachen 26. No GP freestyle, Oliva subiu a nota para 76,900%, subindo ao pódio, novamente, em terceiro lugar.
ANUNCIE EM ADESTRAMENTO BRASIL
Quer seguir tendo a melhor cobertura sobre dressage no Brasil? Anuncie seu haras, serviços ou marca (peça o mídia kit 2026) ou contribua individualmente no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
FONTE CONFIÁVEL E CONTEÚDO INDEPENDENTE!
Com o resultado de Oliva em Bordeaux, o Brasil passa a ter dois conjuntos habilitados a competir em Aachen 26. Nuno Chaves de Almeida com o lusitano Lizarran também já completou o MER.
Para Aachen 26, é exigido que o conjunto obtenha em, pelo menos dois CDI 3* ou superior, nota de 66% atribuído pelo júri de campo (nota final) e também por dois juízes internacionais distintos e de nível 4 (FEI L4/5*) de nacionalidades diferentes do cavaleiro em provas de grande prêmio. Os dois eventos distintos devem ser entre 1º de janeiro de 2025 até a data das inscrições nominativas.
Pelas regras da seleção da CBH, não havendo um mínimo de três conjuntos aptos a constituir a equipe do Brasil, até dois conjuntos individuais poderão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Aachen 2026 — leia matéria completa aqui.
Adestramento Brasil tem um resumo de como está a disputa por MERs – confira a planilha.
>>> Matéria continua após o vídeo
Como foi
Na quinta-feira (5/2), o conjunto brasileiro foi o primeiro a entrar em pista no grande prêmio e permaneceu em primeiro até a australiana Simone Pearce se apresentar com o garanhão Will Marq e galgar o primeiro posto ao pontuar 71,130%. Oliva se manteve no segundo posto até a última concorrente entrar em pista: a francesa Pauline Basquin pontuou 71,065% montando Sertorius de Rima.
No GP, Oliva pontuou com Hans-Christian Matthiesen (FEI L4 pela Dinamarca) 69,457%; 71,087% com Irina Maknami (FEI L4 – ela nasceu Russa, mas em maio de 24 passou a julgar sob a bandeira da Palestina; 71.196 com Henning Lehrmann (FEI L4 pela Alemanha); 70,326% com Sandrine Trimborn (FEI L3 pela França); e 70,543% com Raphaël Saleh (FEI l4 pela França).
Pearce fechou o grande prêmio em primeiro lugar e levou prêmio em espécie de 3 mil euros; Basquin, em segundo com 2 mil euros de premiação, e Oliva, em terceiro, levando para casa 1,4 mil euros. A portuguesa Maria Caetano com Hit Plus ficou em quarto lugar no GP com 69,783%. Veja resultados completos aqui.
Na primeira vez que a modalidade adestramento integrou a programação do Jumping International de Bordeaux, um dos mais tradicionais concursos de salto da Europa, os espectadores também puderam acompanhar a disputa do grande prêmio estilo livre com música, o que torna dressage muito mais atraente.
Foram dez conjuntos no GPF (confira resultados). Com ritmos animados, a francesa Pauline Basquin, de 47 anos, ultrapassou a barreira dos 80% (80,465%) ganhou a prova com Sertorius de Rima. Após a apresentação, ela declarou à mídia local que “redescobri um cavalo com espírito de luta e que quer brincar”. Pauline Basquin competiu com este mesmo animal nos Jogos de Paris no ano passado.
Depois do quarto lugar no GP, Maria Caetano e Hit Plus cravaram 77,530% no estilo livre, o que os colocou em segundo lugar, à frente de Oliva e Feel Good que fecharam a participação em Bordeaux com 76,900%.
O Campeonato Mundial de Adestramento da Federação Equestre Internacional (Aachen 2026) será realizado na Alemanha em agosto do ano que vem. O evento classifica seis nações para competirem por equipes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Foto: divulgação assessoria de imprensa João Victor | Instagram Jumping International de Bordeaux


