Peso do cavaleiro pode interferir negativamente nos cavalos

O peso do cavaleiro pode interferir negativamente no bem-estar dos cavalos, chegando a causar manqueira e desconfortos temporários. Foi isto que mostrou resultados de um estudo piloto sobre os efeitos do peso do cavaleiro no desempenho equino, apresentado no fórum britânico National Equine Forum (NEF), que é realizado anualmente na Inglaterra.

O estudo pode ajudar no desenvolvimento de diretrizes para guiar cavaleiros e amazonas para saber se estão no peso certo para o cavalo ou o pônei que eles pretendem montar, de forma a garantir o bem-estar equino e o conforto do equitador.

WhatsApp Em nota oficial, a líder do estudo, Sue Dyson, chefe de ortopedia clínica do Centro de Estudos Equinos da Animal Health Trust, explicou que, enquanto todos os cavalos terminaram o estudo movendo-se tão bem quanto começaram, os resultados mostraram um efeito temporário substancial dependendo da proporção entre o peso do cavaleiro e o do animal.

De acordo com ela, os resultados não significam que os cavaleiros pesados não devam montar, mas sugerem que, se o fizerem, eles deveriam procurar um cavalo de tamanho e aptidão adequados ao seu peso, com uma sela que esteja corretamente equipada para o cavalo e o cavaleiro.

Dyson ressaltou que o estudo é um piloto e que um trabalho adicional é necessário para determinar se a aptidão do cavalo, a adaptação a pesos mais pesados e um ajuste de sela mais ideal aumentarão o peso que um cavalo pode transportar. Ela diz que isso deve ajudar a desenvolver diretrizes para encontrar as proporções ideais entre o peso corporal humano e do cavalo. Um dos pontos levantados foi o impacto nos cavalos de escola, usado por pessoas de diferentes idades, alturas e pesos.

A nota oficial aponta que a relação de peso ótima entre cavalo e cavaleiro deve levar em consideração múltiplos aspectos, incluindo a idade do animal, seu físico (músculos e condição física), o comprimento de suas costas e a presença ou ausência de manqueira. A habilidade, a aptidão, o equilíbrio e a coordenação do cavaleiro são fatores importantes, assim como o ajuste da sela tanto para o cavalo como para o cavaleiro. O tipo, velocidade e duração do trabalho e o terreno sobre o qual o cavalo é montado também devem ser considerados.

calhau_interno

Até agora, poucas pesquisas foram realizadas sobre os efeitos do peso do cavaleiro sobre o bem-estar e o desempenho dos equídeos. Justamente por isto, o World Horse Welfare, o Saddle Research Trust, a Federação Equestre Britânica e outras organizações ajudaram a financiar o estudo piloto, cujos resultados estão sendo analisados.

Sue Dyson lembrou que, embora exista um entendimento intuitivo que pessoas muito pesadas possam causar efeitos adversos no bem-estar do animal, não há estudos científicos para suportar esta questão e nem dar subsídios para formatar diretrizes do que possa a ser muito pesado.

Questionada sobre por que o peso é mais influente do que o índice de massa corporal (IMC), a líder do estudo respondeu que uma pessoa pode ser obesa sem ser excessivamente pesado. O efeito sobre o cavalo, explicou, é por meio do peso e da sua distribuição, o que também pode ser influenciado pela altura devido à forma como a altura afeta a posição do cavaleiro na sela.

“Tenha em mente que a força = massa (peso) x aceleração, de modo que o peso tem um efeito direto sobre as forças exercidas nas costas do cavalo através da sela. É por isso que o equilíbrio do cavaleiro e a capacidade de se sentar em linha reta também são importantes”, detalhou em uma entrevista paar o NEF, sugerindo que cavaleiros e amazonas maiores tenham cavalos maiores.

Foto: Horse & Hound – imagem de pessoas que fizeram parte do estudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.