Murilo Augusto Machado conseguiu o feito que estava atrás. No concurso internacional de adestramento, desse último fim de semana (26 a 29 de março), no Clube Hípico de Santo Amaro, completou, com o lusitano Jorge VO, os requisitos mínimos de elegibilidade (MER) e, assim, está apto para competir no Campeonato Mundial de Adestramento. A meta do cavaleiro da Coudelaria Ilha Verde, que pontuou 67,696% de nota final no GP, é justamente ser selecionado para integrar a equipe brasileira e competir em Aachen, na Alemanha, em agosto.
ANUNCIE EM ADESTRAMENTO BRASIL
Quer seguir tendo a melhor cobertura sobre dressage no Brasil? Anuncie seu haras, serviços ou marca (peça o mídia kit 2026) ou contribua individualmente no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
FONTE CONFIÁVEL E CONTEÚDO INDEPENDENTE!
“Estou há três anos com o Jorge no grande prêmio e venho lapidando as coisas. O GP é uma prova com muitos detalhes, uma prova muito perfeccionista e onde exige o máximo do cavalo. Isso demanda tempo, demanda experiência”, contou ao Adestramento Brasil. Murilo e Jorge começaram juntos no GP. Em setembro passado, a nota final de 67,326% — sendo 67,283% com Peter Holler (FEI L4 pela Alemanha) e 66,739% com Carlos Lopes (FEI L4 por Portugal) — na prova de grande prêmio do CDI 3* do Rocas Festival foi o primeiro passo rumo a Aachen 26.
O segundo índice veio no último fim de semana, quando pontuou 69,239% com Christof Umbach; 67,609% com Sandra Smith; 67,609¨% com Magnus Ringmark; 67.283% com Cesar Lopardo Grana; e 66,739% com Claudia Mesquita. “Comecei junto com o Jorge aprendendo e ensinando; Sempre carece um pouco mais de experiência e de maturidade. Com três anos no GP, a gente começa a lapidar um pouco mais, junto com o investimento forte do Victor [Oliva, titular da Ilha Verde], que traz treinadores para cá, como o próprio Severo [Jurado Lopez] e, no dia a dia, com o Duda, o João e agora o Daniel”, detalhou.
Agora, tudo se encaixou: mais maturidade, mais experiência e mais tempo de trabalho, que, junto com as ajudas de profissionais, culminaram no resultado esperado. “Estou muito contente e é só agradecer a toda a equipe que vem por trás disso. Os planos agora são continuar trabalhando nesses tempos em que a gente já vem trabalhando e que mostrou ter dado muito resultado. Continuar com esse foco de trabalho e na esperança de que a gente consiga ser selecionado para ir para o Mundial”, finalizou.
O big tour do primeiro CDI 3* de 2023 contou ainda com a estreia de Fábio Rogério Lombardo Júnior com Mágico Interagro e Cesar Marques com Nagoh CAP OA se apresentando em grande prêmio. O cavaleiro do Rancho Cariama que já disputou medium tour com Mágico teve nota final de 64,913% no GP e 65,362% no GP especial. Já Cesar Marques foi desclassificado no primeiro dia e não disputou no GPS.
MER para Aachen 26 – Os requisitos mínimos de elegibilidade (MERs) para os conjuntos estarem aptos a disputar o Campeonato Mundial de Adestramento da Federação Equestre Internacional em 2026 será de 66%.
Para se qualificar para participar, atletas e cavalos devem ter alcançado (como conjunto) resultado de pelo menos 66% atribuído pelo júri de campo (nota final) como também por dois juízes internacionais distintos e de nível 4 (FEI L4/5*) de nacionalidades diferentes da do cavaleiro em provas de grande prêmio em dois eventos distintos (CDI3/CDI4/CDI5/CDI-W ou CDIO3/CDIO4/CDIO5), de 1º de janeiro de 2025 até a data das inscrições nomeadas.
A regra está alinhada com o que fora exigido para o Mundial de Herning, na Dinamarca, em 2022, quando os conjuntos também tiveram de alcançar 66% como nota final e com dois juízes FEI L4/5*.
Seletivas da CBH para Mundial de Aachen 2026
Dentro do processo observatório para a escolha dos conjuntos para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Adestramento, a CBH observará apenas resultados obtidos em competições internacionais de níveis três estrelas ou mais (CDIs 3* ou superior) e desde que o conjunto participe de todas as provas do CDI em questão, além de obter os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês).
Serão selecionados os conjuntos que obtiverem os maiores porcentuais — resultados isolados por CDI — no período 1º de janeiro de 2025 até a data anterior às inscrições nominativas em 2026. Ou seja, é obrigatório participar de todas as provas do evento CDI 3* ou superior, mas a nota final do GP que valerá.
- Seleção para Aachen 26: vale nota do GP, mas conjuntos devem disputar todas as reprises dos CDIs
- Documento do processo seletivo da CBH
- Matéria completa do MER para Aachen 26
- Regra FEI para MER Aachen 26
- Página oficial FEI – Aachen 26
Foto: CBH

