No adestramento, um dos fatores que mais adicionam ou diminuem pontos nas provas é a precisão com a qual amazonas e cavaleiros desenham suas figuras. Para quem está começando, na disputa das categorias de bases, o círculo de 20 metros é exigido em diversas reprises, seja ao trote como ao galope. Instrutor de adestramento da escola de equitação da Sociedade Hípica Paulista, Jean Blaise Rezzonico dá dicas para ajudar a acertar o desenho do círculo.
“Para fazer um bom círculo de 20 metros é preciso, antes de tudo, ter uma boa preparação do cavalo, começando alguns metros antes do ponto onde se deve iniciar a figura. Para isto, deve-se encurvar o cavalo para o lado de dentro da pista, em uma pequena espádua à frente. Assim, o cavalo terá flexibilidade para fazer a curva bem feita ao começar o círculo.
Vou usar o exemplo de uma figura que pede um círculo de 20 metros em E na mão direita. Quando você começa o círculo na letra E, você “bate” o nariz do cavalo na letra E, mas já olhando na direção de letra R. Isto vai para dar a diretriz certa da circunferência do arco de 20 metros.
Quando o nariz do cavalo “bater” dois metros antes da letra I, você faz o arredondamento, continuando com a flexão para dentro, e vai na direção da letra B, batendo na letra B. Em B, você deve olhar para a letra V e não para o meio da pista, porque senão você não consegue fazer o círculo de 20 metros bem feito. Mais uma vez, chegando a dois metros antes de L, você determina seu olhar para a letra E.
O mais importante na figura é antecipar os olhares e sempre manter uma pequena encurvatura do animal para dentro, usando a perna de dentro para deixar o cavalo redondo. Observar as letras à frente e nunca àquelas perto do início da circunferência ajuda a direcionar o caminho a seguir e a desenhar o círculo de 20 metros dentro da medida correta.”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Envie para siteadestramentobrasil@gmail.com com seu nome, idade e onde pratica equitação.
Foto: divulgação
Uma resposta para “Como acertar o círculo de 20 metros?”