Como manter o contragalope sem que o cavalo mude o pé?

AB_Pergunte_expert-peq

Bastante comum, o erro de o cavalo mudar o pé durante o exercício de contragalope precisa de muita paciência para ser trabalhado e resolvido. Isto porque, como explica Oswaldo Lazzuri, cavaleiro brasileiro radicado em Ottawa, no Canadá, alguns tipos de correções podem levar o cavalo a perder a vontade de mudar o pé, impactando negativamente os exercícios de fazer mudanças. 

O contragalope, conhecido também por galope falso, se dá quando o cavalo galopa no pé externo, numa sequência correta, posicionando-se para o lado do pé do galope. O antemão deverá permanecer alinhado na mesma pista do postmão.

Lazzuri, que dedica a sua vida ao treino de cavalos e cavaleiros, responde abaixo à pergunta sobre o que fazer para manter o exercício de contragalope até o fim, sem que haja mudanças. O cavaleiro compete em diversas categorias, de elementar ao Grande Prêmio. Algumas de suas maiores conquistas incluem o primeiro lugar no campeonato regional Ottawa Area Dressage Group na categoria São Jorge, em 2013; vice-campeão no Ottawa Area Dressage Group na São Jorge e Intermediaria 1, em 2015, e quarto lugar no Grande Prêmio no White Fences Gold Show em Wellington (Florida, EUA) em 2016.

“Bom, primeiramente, eu gostaria de lembrar ao cavaleiro/amazona que é importante ter calma quando falamos de contragalope. A mudança de pé é para o cavalo a resposta natural quando mudamos de direção.

Muitas vezes, encontrei cavaleiros que optaram por fortalecer o contragalope e como resultado tiveram cavalos que perderam a vontade de mudar o pé, tornando-se difícil executar mudanças de pé no futuro. Lembre-se que, por maior que seja a sua vontade de ganhar na série que está competindo, você sempre deve treinar para o futuro.

Voltando à pergunta. A melhor maneira de se treinar qualquer movimento é introduzi-lo aos poucos. Comece com uma linha quebrada e nela certifique-se de que quando voltar ao muro você mantém uma ligeira encurvatura interna para deixar claro ao cavalo a mão você quer ficar.

A cessão à perna também é um ótimo exercício para fortalecer as ajudas necessárias para o contragalope. Por exemplo: galopando na mão direita, pegue a linha do quarto e ceda à perna à direita, fortalecendo assim a encurvatura para a direita, assim como a relação entre a perna interna e a rédea externa.

Outra correção eficaz é pedir o contragalope e toda vez que o seu cavalo mudar de pé fazer uma mudança simples através do passo, demonstrando, desta maneira, que a mudança não foi o que você pediu.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Envie para siteadestramentobrasil@gmail.com com seu nome, idade e onde pratica equitação.

Foto: Cristina Conway- dazzle by design

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s