Três dicas para ajudar os cavalos a lidarem com fogos de artifício

AB_Pergunte_expert-peqNo fim do ano, os fogos de artifício são bastante comuns e eles podem causar danos ao meio ambiente e aos animais. Você sabe o que fazer e como agir? Ter atitude preventiva é o primeiro passo, conforme explica Darko Magalhães, especialista em psicologia equina, em novo vídeo produzido por ele para Adestramento Brasil. 

Tirar os cavalos dos locais onde têm fogos é uma alternativa segura, assim como ensiná-los a lidar com os efeitos dos barulhos dos fogos. “Isto significa trabalhar o processo de dessensibilização, que não é somente e apenar dessensibilizar, mas apresentar um mundo diferente para os cavalos, como lonas, bolas de pilates, baguetes de piscina e dessensibilização sonora com caixas de som, com pratos e outros sons”, explica.

De acordo com Magalhães o trabalho no exterior, quando o animal tem contato com motos passando, ruídos e natureza, contribui para o processo de experiência de vida apresentando um mundo diferente para o cavalo, principalmente, os que ficam a maior parte do dia nas cocheiras.

Outra dica é ficar atento ao “efeito manada” e usar ele a favor, como mantendo os cavalos perto de outros que sejam calmos. Passar a virada de ano com os cavalos é sempre recomendável, transmitindo aos cavalos a sensação de segurança.

Magalhães ministra, junto com Sergio de Fiori, o curso Equiword Conjuntos e tem um canal no YouTube sobre horsemanship. Assista ao vídeo completo feito:

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.