Trabalho de plano é fundamental, mas cavalo de salto não precisa andar como o de adestramento

Nem só de transpor obstáculos vivem os cavalos que saltam. A base deles deve estar calcada em diversos exercícios no passo, trote, galope, buscando elasticidade, flexibilidade e balanço. O chamado trabalho de plano contribui e muito para o sucesso nas pistas. Para difundir conhecimento sobre como os atletas de salto — de outras modalidades — podem aprimorar sua equitação com trabalho de plano, Adestramento Brasil começa uma série de entrevistas com Angela Marchi, amazona, titular do Haras da Essência e professora de adestramento voltada para o plano de salto. O objetivo é explicar a importância do trabalho de plano para melhorar o desempenho nos saltos e nos percursos das provas; explicar quais exercícios que não podem ficar de fora da estratégia de treino; como evoluir nos exercícios; entre outros.   


Apoie_AB

Informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores e anunciantes do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.

Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor!

Você também pode contribuir fazendo um Pix (contato@adestramentobrasil.com) ou anunciando.


Marchi monta desde os três anos e foi diretora de adestramento da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH). “Na aula de plano, a gente tem de fazer o cavalo de salto melhorar o balanço. Ele não precisa andar como um cavalo de adestramento”, disse. Confira a primeira parte do especial. 

Adestramento Brasil — Por que o trabalho de plano é essencial para todos que praticam hipismo?

Angela Marchi — A aula de plano é importante para os alunos aprenderem as ajudas, a trabalharem a parte muscular do cavalo, com a biomecânica correta, e também a terem controle sem usar força e embocaduras desnecessárias. A aula de plano vai ensinar ainda a correta postura e ajudas que o cavaleiro tem de usar, vai ensinar a fazer uma volta e um círculo sem o cavalo fugir a espádua e/ou a garupa; e isso tudo vai facilitar quando estiver na pista de salto. E, para o cavalo, a usar os músculos corretamente, a alongar e a reunir (que é diferente de encurtar). Além disse, e principalmente, a aula de plano vai colocar o cavalo no balanço.

Explique melhor

O cavalo estando no balanço é um cavalo que vai durar mais tempo de vida, vai ter menos probabilidades de ter problemas de tendão, de ligamentos, de dor nas costas etc. Então, com aula de plano, você faz um cavalo ser saudável. Na questão biomecânica, é fazer o cavalo não usar os músculos auxiliares, mas, sim, ensinar a usar a musculatura correta, como, por exemplo, no caso de um cavalo com pescoço invertido. Um cavalo com o pescoço invertido vai ter a coluna invertida e o posterior não vai entrar.

Quais são os benefícios de trabalhar o plano na hora do percurso de salto?

A aula de plano vai te ajudar a ter um percurso na pista de salto mais fácil, com mais ritmo, com o cavalo posicionado corretamente, estando sobre o posterior e fazendo as curvas mais facilmente. E isso leva a uma condução mais fácil. Por exemplo, têm vezes que, na pista, você vai fazer uma curva e já tem um obstáculo na frente. O cavalo, se fugir na espádua, vai fazer você vai perder tempo e vai ter problemas de distância. Então, a aula de plano vai te ajudar nas curvas para os obstáculos, para colocar o cavalo reto no obstáculo. O trabalho de círculos, voltas e do quadrado vai ajudar na condução da pista de salto, na montabilidade de pista de salto.

Quadrado?

O quadrado é um exercício bem básico que eu uso muito para a doma e para ensinar a controlar as espáduas e entrar posteriores. Apesar de muitos acharem muito básico ou fácil, é um exercício extremamente difícil.

Em que o trabalho de plano é diferente de adestramento?

No salto, o cavalo precisa mais de músculos de explosão. Na aula de plano, a gente tem de fazer o cavalo de salto melhorar o balanço. Ele não precisa andar como um cavalo de adestramento, mas deve, sim, entrar com os posteriores e ter a coluna e os músculos relaxados.

Marchi também compartilhou alguns vídeos que dão dicas de trabalho de plano voltado para o salto:

Uma resposta para “Trabalho de plano é fundamental, mas cavalo de salto não precisa andar como o de adestramento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.