Bicampeãs: Jessica von Bredow-Werndl e TSF Dalera BB conquistam mais uma Copa do Mundo

A dupla alemã Jessica von Bredow-Werndl e a égua TSF Dalera BB conquistaram o cobiçado título de campeãs da Copa do Mundo FEI pela segunda vez. Depois de levar o título no ano passado, meses antes de sair de licença maternidade, após dar à luz, em agosto a uma menina, von Bredow-Werndl fechou a prova de grande prêmio no estilo livre com música com 90,482%. De Omaha, nos Estados Unidos, elas saíram invictas, após terem vencido o GP, primeira prova da final.

Elas chegaram aos EUA como favoritas, mas tinham pela frente a conterrânea Isabell Werth que já se sagrou campeã da Copa do Mundo nada menos que cinco vezes. Mas não teve para ninguém: o conjunto que foi ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e novamente no Campeonato Europeu da FEI em 2021 levantou mais uma taça.

Confira os resultados completos do GP freestyle da final da Copa do Mundo em Omaha

No entanto, o pódio teve alterações. Werth e DSP Quantaz, que ficaram em segundo lugar no GP, foram bronze no freestyle ao somar 85,761%. A prata ficou com a dinamarquesa Nanna Skodborg Merrald que montou Blue Horse Zepter para 87,146%.

A disputa foi reduzida para a grande final tendo 13 titulares após algumas desistências, como a retirada de Torveslettens Titanium RS2 da holandesa Marieke van der Putten na manhã da competição. Ingrid Klimke já havia anunciado que não colocaria Franziskus FRH na pista.

Além de ficar conhecido na comunidade, você contribui para que o site siga fazendo as coberturas de provas, entrevistando pessoas-chaves da comunidade e trazendo o melhor conteúdo! Leitor, se torne um apoiador pelo PayPal ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).

A casa dos 80% foi rompida quando, faltando quatro conjuntos para o fim da prova, Werth e DSP Quantaz postaram 85,671%. Segundo a FEI descreveu, o sorriso em rosto de Werth mostrava que 31 anos depois de ter conquistado o prestigioso título da FEI Dressage World Cup, a atleta de 53 anos segue se divertindo mais do que nunca. E a multidão adorou sua trilha sonora temática de Bonnie Tyler, ovacionando a atleta quando ela parou.

“Foi ótimo e eu fiquei muito feliz! Esse foi nosso melhor freestyle juntos e ele foi tão comigo que foi perfeito! Eu realmente amo esse freestyle — é tão difícil e não dá tempo de respirar ou pensar no que está acontecendo. Estou em um túnel e cada passo tem que vir depois do outro e funcionou muito bem!”, Werth apontou para a FEI.

Próxima a competir, von Bredow-Werndl — com piaffe/passagem hipnotizante e meias passagens em trote e galope que parecem ainda mais fluentes do que nunca — disparou na frente ao colocar um sólido 90,482%. “Ela foi incrível. Estava muito quente lá e ela novamente estava um pouco assustada, mas ela confiou em mim 100%, essa foi a diferença esta noite. Eu estava confiante e nós estávamos nos espelhando; ela estava confiante e eu fiquei confiante. Ela estava empolgada, mas confiou em mim desde o primeiro passo”, destacou a amazona de 37 anos.

A nova bicampeã, von Bredow-Werndl, não deve mudar a temática francesa de sua música freestyle tão cedo. Ela disse que é “apenas uma boa coincidência” que ela a adotou antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “Sempre adorei [a cantora francesa] Édith Piaf…essa música me dá arrepios, principalmente na última linha central”, disse ela.

Falando sobre seu retorno ao esporte apenas alguns meses depois de dar à luz seu segundo filho, a filha Ella Marie,ela disse que é uma paixão voltar à sela o mais rápido possível, porque simplesmente ama o que faz e seus cavalos também, que tornaram muito fácil para ela voltar tão rápido.

O americano Steffen Peters, campeão em Las Vegas (EUA) em 2009, foi penúltimo a entrer em pista e tinha a seu favor competir em casa. Quando deixou a pista estava atrás de Werth com a marca de 83,921%. Mas ele cairia para quarto quando Blue Hors Zepter, apresentado por Nanna Skodborg Merrald, ingressaram na arena. Com 15 anos, o castrado castanho anteriormente montado por seu colega dinamarquês Daniel Bachmann Andersen e pelo sueco Patrik Kittel tem um relacionamento especial com a dinamarquesa.

“Ele estava realmente em chamas, tive que ter muito cuidado ao redor, foi um pouco difícil voltar depois de um galope prolongado, mas estou muito emocionada! Minha jornada com ele foi tão curta, estamos juntos há apenas quatro meses e tenho a sensação de que posso pedir muito mais – ele é incrível!”, disse à FEI Nanna Skodborg Merrald.

Ela afirmou que vê um potencial ainda maior no próximo ano. “Para pontuar mais preciso conhecê-lo melhor, mas por enquanto só preciso ter calma e estar feliz com o jeito que está e acho que vai chegar aos poucos. Os juízes também precisam conhecê-lo”, disse o atleta de 29 anos que, ao lado do pai de Zepter, Blue Hors Zack, fez parte da equipe dinamarquesa que fez história com a vitória no Campeonato Europeu de Adestramento da FEI em Herning (Dinamarca).

>>> Saiba como ocorreu a classificação para cada uma das quatro ligas estabelecidas pela FEI: Europa Ocidental; Europa Central, América do Norte e Pacífico (Austrália e Nova Zelândia). Leia matéria completa aqui

Com informações da FEI | Foto divulgação FEI/Richard Juilliart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.