A final da Copa do Mundo de Adestramento da FEI começou com vitória da atual campeã, Jessica von Bredow-Werndl na prova de grande prêmio, na última quarta (05/04). Pela Alemanha, ela e TSF Dalera BB lançaram a pontuação vencedora no primeiro dia em Omaha (EUA), mas, segundo a Federação Equestre Internacional reportou, não foi uma conquista fácil. Isso porque a égua de 16 anos estava um pouco sobrecarregada ao entrar na arena. Jessica von Bredow-Werndl apontou que “ela deu o seu melhor, mas estava muito animada e por isso os erros aconteceram, custando muitos pontos”. A alemã reportou que fiquei surpresa com o quão tensa ela estava.

A vice-campeã foi sua compatriota e pentacampeã Isabell Werth, que disse que ficou muito satisfeita com DSP Quantaz alcançando a marca de 77,485%, enquanto a dinamarquesa Nanna Skodborg Merrald tirou o pódio de ser todo alemão quando terminou sua reprise com Blue Hors Zepter em terceiro lugar e 76,165%, à frente de Ingrid Klimke e Franziskus que ficaram em quarto com 75,543%.
A competição ficou menor com a desistência da holandesa Dinja van Liere que montaria Hermes NOP, conjunto medalhista de bronze no Campeonato Mundial da FEI. O diretor holandês para alto desempenho, Iris Boelhouwer, explicou que o cavalo não estava apto para competir e afirmou que o bem-estar do cavalo é sempre a prioridade número um. Para respeitar o cavalo, ele foi retirado da prova.
Até chegar a vez de von Bredow-Werndl e Dalera, a liderança estava com Thamar Zweistra que montou Hexagon’s Ich Weiss para 73,261% — a dupla acabou o GP em 6º lugar.
Como a FEI reportou, Dalera estava claramente em alerta total quando viu a multidão dentro do estádio. “Quando desci pela linha do meio, me senti muito confiante e não sei por que ela recuou. Ela só estava um pouco empolgada e isso nos custou supercaro, ela não aguentou e custou muitos pontos”, disse von Bredow-Werndl.
Resultados do GP da final da Copa do Mundo em Omaha
Refletindo, ela se perguntou se a falta de exposição à competição poderia explicar a reação da égua com a qual ela ganhou os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e o Campeonato Europeu FEI de 2021, antes de erguer o cobiçado título da FEI Dressage World Cup pela primeira vez em abril de 2022.
A caminho da final de Omaha, von Bredow-Werndl e Dalera venceram as duas eliminatórias nas quais competiram: em Lyon (França) em outubro passado e em Basel (Suíça) em janeiro. “Talvez devesse ter ido a mais competições, porque, normalmente, ela está habituada a competir, mas não precisei ir, porque já estava classificada (para a final) depois dessas duas eliminatórias”, pontuou a ganhadora do GP.
Em contraste, a FEI reportou que Klimke teve uma excelente largada com um primeiro alto perfeito com seu garanhão de 15 anos. Uma superestrela de longa data no esporte de CCE, a atleta alemã disse que ficou encantada com sua pontuação de 75,543%. “Na terça, a familiarização foi boa para ele, com as pessoas em todos os lugares. No primeiro dia em que estivemos aqui, eles já estavam arrumando, então, havia muito barulho. Às vezes, se o barulho vem de cima dele, ele fica um pouco assustado, mas esta manhã [quarta] ele se sentiu tão bem e ele entrou na arena”, disse ela com orgulho. Ela já está ansiosa pela competição decisiva de estilo livre com música na sexta-feira.
>>> Saiba como ocorreu a classificação para cada uma das quatro ligas estabelecidas pela FEI: Europa Ocidental; Europa Central, América do Norte e Pacífico (Austrália e Nova Zelândia). Leia matéria completa aqui
“O fato de estarmos aqui na final da Copa do Mundo já é um presente e estou muito feliz de estar aqui. Estou realmente ansiosa por iss,o porque Franziskus realmente gosta da música e a conhece de dentro para fora, então essa é a nossa parte favorita!”, acrescentou Ingrid Klimke, que estava em segundo lugar, mas foi imediatamente ultrapassada por Nanna Skodborg Merrald com 76,165% com o Blue Hors Zepter.
“Acho que fiz um teste muito bom hoje. Houve alguns erros caros, pedi a ele um pouco mais do que já fiz antes, porque pensei que poderia melhorar algumas coisas aqui e ali; e, então, ele ficou um pouco tenso no galope, o que causou os dois erros — na mudança a dois tempos e e antes da primeira pirueta — mas estou muito feliz com ele. Ele se sentiu bem, gentil, macio e feliz, então, isso foi ótimo!”, disse Skodborg Merrald .
O fato de ela conhecer o castrado de 15 anos há pouquíssimo tempo tornou o resultado ainda mais impressionante. “Só estou montando com ele desde dezembro, então, apenas três meses completos agora e este é apenas nosso terceiro show juntos. Fizemos apenas duas eliminatórias e hoje! Gosto muito dele, nos gostamos bastante e é um bom terreno para estar construindo algo aqui”, completou.
No entanto, Nanna Skodborg Merrald e Blue Hors Zepter também foram desalojados do segundo lugar, quando Isabell Werth e Quantaz fecharam o GP com 77,485%. “Estou muito satisfeita, porque tê-lo em forma após dois dias de quarentena não foi fácil e foi uma primeira experiência para ele. Fiquei completamente feliz, porque pude sentir que ele ainda estava um pouco focado com a atmosfera, mas ele realmente se esforçou muito por mim, então” foi melhor do que eu esperava”, avaliou Isabell Werth.
Ela descreveu Quantaz como “um cavalo muito obstinado, mas que se torna mais flexível e focado. Agora somos mais uma equipe. Crescemos juntos na época do Corona [durante a pandemia] sem a atmosfera dos shows. E aí começamos com shows maiores e foi bem difícil trazê-lo e acalmá-lo, porque antes era o contrário: era mais como um treino em casa. Foi um verdadeiro desafio, mas é por isso que hoje digo que estou muito feliz com o fato de ele ter sido tão comigo e focado”, explicou a alemã.
O título será definido nesta sexta (7/4) na prova de grande prêmio estilo livre com música. O Freestyle está agendado para as 18h15, horário local.
Com informações da FEI | Foto divulgação FEI / Liz Gregg