A Grã-Bretanha conquistou o ouro no Campeonato Europeu de Adestramento da Federação Equestre Internacional 2023, disputado em Riesenbeck, Alemanha, e valendo as três últimas vagas oferecidas às equipes dos grupos olímpicos A e/ou B da FEI para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os anfitriões e os atuais campeões europeus da Alemanha tiveram que se contentar com a medalha de prata à frente dos atuais campeões mundiais da Dinamarca que terminaram em bronze. Na batalha por Paris 2024, foram Áustria, Bélgica e Espanha que reservaram os seus bilhetes ao preencherem o sétimo, oitavo e nono lugares, respetivamente.
A vitoriosa equipe britânica composta por Gareth Hughes com Classic Briolinca (74,565%); Carl Hester com Fame (78,540%); Charlotte Dujardin com Imhotep (82,422%) e Lottie Fry com Glamourdale (81,258%) completou com uma pontuação de 242.220 quando se consideram as três melhores pontuações.
A alemã Jessica von Bredow-Werndl registrou a maior pontuação do dia com sua estrela olímpica TSF Dalera BB ao somar 84,612%, mas a contagem final, somando os outros dois melhores resultados chegou a 239.674, ficando, portanto, aquém dos britânicos. Pela Alemanha, Matthias Alexander Rath pontuou 74,845% com Thiago GS; Isabell Werth fechou com 77,174% DSP Quantaz; e Frederic Wandres e Bluetooth OLD fizeram 77,888%.
Pela Dinamarca, que ficou com o bronze por equipe ao somar 228.727, competiram Daniel Bachmann Andersen com Vayron (74,146%); Andreas Helgstrand com Jovian (74,410%); Carina Cassøe Krüth com Heiline’s Danciera (75,761%) e Nanna Skodborg Merrald montando Blue Hors Zepter (78,556%).
Este foi apenas o segundo ouro por equipe da Grã-Bretanha nos 60 anos de história do Campeonato Europeu de Adestramento da FEI. Dujardin, montando Valegro, e Hester, montando Uthopia, estavam no time vencedor em Rotterdam em 2011 e, um ano depois, conquistaram o ouro por equipe nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
A Suécia ficou em quarto lugar, seguida da Holanda, França, Áustria, Bélgica, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Noruega, Suíça, Finlândia, Hungria e Irlanda. Confira todas as pontuações aqui.
Já estavam qualificadas para os Jogos Olímpicos a França como país anfitrião e Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia e Holanda, que se classificaram nessa ordem no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI, realizado em 2022 em Herning (Dinamarca). A Polônia, pelo grupo C, conseguiu a vaga em Budapeste (Hungria), em junho, somando, assim, um total de 16 países competindo por uma dessas três cobiçadas vagas esta semana. E, agora, somam-se Áustria, Bélgica e Espanha.
O Campeonato Europeu da FEI segue nesta sexta com o grande especial e termina domingo após o GP freestyle.
>>> Página da FEI do Campeonato Europeu
Com informações da FEI. | Foto: FEI/Leanjo de Koster


