Pan 2023: todos cavalos aprovados no vet check 

Quillota, Chile — Todos os 40 cavalos apresentados na inspeção veterinária, neste sábado (21/10) nublado de 14 graus, foram aprovados e estão aptos a disputar as provas de adestramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Quatro animais — Corsário ISG, do Brasil; Frans e Gentil, do México; e San Rio, da Argentina — foram para o holding box, passaram na reinspeção e foram aprovados.

O vet check começou com os animais do Equador, seguidos pelos dos Estados Unidos, Chile, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Brasil, México, República Dominicana, Canadá e Argentina na Escola de Equitação do Regimento de Granadeiros, sede das competições equestres.

Um fato que chamou a atenção foi a apresentação da égua La Diva, do Chile e montaria de small tour de Mario Vargas, que não constava na lista definitiva de inscritos da FEI. Este noticiário questionou algumas autoridades presentes que não explicaram a inclusão. La Diva competiu em CDIs 1* em Santiago neste ano, pontuando entre 56,814% e 69,216%.

De acordo com o manual técnico dos Jogos, os países tinham até 13 de outubro para enviar à Federação Equestre Internacional (FEI) quais conjuntos representam as respectivas nações. A FEI publicou o documento do adestramento no site em 19 de outubro, dois dias após incluir as de salto e CCE.

Depois da inspeção, os brasileiros foram os primeiros a entrarem na pista para familiarização.

Continua após o anúncio >>>

No adestramento, o Pan classifica dois países por equipe e dois países no individual para Paris 2024, sendo as duas equipes mais bem posicionadas e os dois melhores conjuntos no individual – um por país e que ainda não tenha obtido vaga. Somente equipes com, pelo menos, dois conjuntos competindo no big tour poderão obter a qualificação olímpica por time e somente atletas competindo no individual em big tour serão elegíveis.

Um total de 11 nações, sendo oito com times e três no individual, competem. Buscam a classificação olímpica: Argentina, Canadá, Chile e México. A Colômbia e o Equador disputam medalhas, mas não estão elegíveis à vaga, uma vez que a composição das equipes não preenche os requisitos. Os Estados Unidos, apesar de já contarem com lugar em Paris, levaram ao Chile uma equipe mista e bastante forte, com conjuntos de 70%.

As provas começam neste domingo (22/10) com as reprises São Jorge e grande prêmio. O primeiro dia vale como qualificação individual e por equipe e competem todos os conjuntos. Na segunda-feira (23/10), segue a competição de qualificação individual e será a final por equipes. Competem todos exceto aqueles que ficaram abaixo de 60% no big tour (exceção das Regras de Adestramento da FEI; incluindo a bonificação de três pontos porcentuais).

Quer seu nome ou logo aqui? Escreva para contato@adestramentobrasil.com para saber como patrocinar ou apoiar. Quer contribuir sem aparecer? Nosso pix é o e-mail!

>>> CONFIRA A COBERTURA ESPECIAL DE ADESTRAMENTO BRASIL NO PAN DO CHILE <<<

Uma resposta para “Pan 2023: todos cavalos aprovados no vet check ”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.