Confirmadas as entradas definitivas para Paris 2024; 30 países disputam o adestramento

Em Paris, um total de 30 nações, sendo 15 delas enviando equipes (45 conjuntos) e 15 competindo no individual, marcarão presença no Palácio de Versalhes nos Jogos Olímpicos deste ano. O formato de equipe de três conjuntos, introduzido em Tóquio, segue valendo. De acordo com a FEI, isso mudou a dinâmica da competição, colocando uma intensa pressão no desempenho individual de cada conjunto, ao mesmo tempo em que abriu a porta para a participação de mais países.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Pelo Brasil, João Victor Marcari Oliva vai representar o País com sua montaria medalha de prata individual e por equipes do Pan de Santiago, Fell Good VO NRW. Aos 28 anos, Oliva chega à França mais maduro e experiente em relação aos Jogos do Rio 2026, quando estreou em uma olimpíada aos 20 anos.

Por equipes competem a Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Polônia, Portugal e Suécia. Levando conjuntos no individual vão Brasil, Cingapura, Equador, Índia, Irlanda, Coréia do Sul, Lituânia, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Noruega, Nova Zelândia, República Dominicana, Suíça e Venezuela.

>>> Confira a lista completa com todos os atletas aqui.

Os esportes equestres fazem parte dos Jogos Olímpicos desde 1912. No adestramento, a nação mais condecorada é a Alemanha, que conquistou o ouro por equipes por 14 vezes.

Entenda o formato da competição
A disputa no adestramento começa com a prova de grande prêmio (confira o cronograma abaixo), que serve de qualificatória individual (cuja final é a reprise (FEI GP freestyle) e por equipes (cuja prova GP especial define as medalhas). Na terça-feira (30/07), entram em pista 30 conjuntos e no dia seguinte os 30 restantes — todos que estiverem passado na inspeção veterinária.

Os conjuntos vão competir divididos em seis grupos, sendo três grupos competindo no primeiro dia e os três restantes no segundo dia. A composição dos grupos é baseada na posição do cavalo na lista do Ranking Mundial de Adestramento da FEI — cavalos na data das inscrições definitivas.

Dois conjuntos de cada grupo, mais os próximos seis melhores conjuntos classificados (melhores resultados gerais) se qualificam para a final individual no GP estilo livre com música. Caso um conjunto qualificado desista, a vaga será preenchida pelo próximo atleta melhor classificado.

Em caso de empate, as pontuações totais mais altas e mais baixas de cada atleta serão somadas e divididas por dois, sendo que a pontuação mais alta decidirá o empate. Se o empate não puder ser desfeito, a segunda pontuação total mais alta e a segunda mais baixa de cada atleta serão somadas e divididas por dois, com a pontuação mais alta decidindo o empate. Se o empate ainda não for desfeito, a terceira pontuação total mais alta e a terceira mais baixa de cada atleta serão somadas e divididas por dois, com a pontuação mais alta decidindo o empate. Se o empate não puder ser desfeito, será decidido por empate.

Todas as equipes recebem uma classificação de qualificação após o GP, somando os três resultados de cada equipe. As dez melhores equipes classificadas (incluindo aquelas empatadas no 10º lugar) se qualificam para a competição final por equipes, na qual os conjuntos deverão executar a reprise de GP especial., que começará às 10 horas no horário local (5 horas de Brasília) do dia 3 de agosto e decidirá as medalhas das equipes.

Substituições: durante o período entre a qualificatória por equipes (GP) e até duas horas antes do início da final por equipes (GPS), o chefe de equipe poderá substituir um conjunto pelo conjunto alternativo/reserva, seguindo as disposições do Artigo 609.2.

A segunda inspeção de cavalos de dressage terá lugar às 8 h do dia 4 de agosto e será seguida, às 10 horas, pelas provas de grande prémio freestyle. Esta é a competição final individual, aberta aos 18 conjuntos qualificados no grande prêmio da FEI, sendo os dois melhores conjuntos de cada um dos seis grupos e os seis conjuntos com as maiores pontuações no geral do resto.

No caso de uma combinação atleta/cavalo qualificada sair do grande prêmio estilo livre, a vaga é preenchida pelo próximo conjunto mais bem-colocado (ou seja, número sete) do GP para preencher o número de concorrentes permitidos até duas horas antes do início do GPF.

>>> Leia a íntegra das regras.

O Brasil na França
A delegação brasileira terá 277 atletas nos Jogos Olímpicos Paris 2024, sendo 153 atletas mulheres, o que corresponde a 55% do total — em Tóquio 2020 eram 47%. O Brasil participa em 39 modalidades. Essa é a terceira maior delegação olímpica da história, atrás apenas da Rio 2016 e Tóquio 2020 e empatada com Pequim 2008.

Campeão olímpico e dono de dois bronzes, o cavaleiro Rodrigo Pessoa disputará a sua oitava edição dos Jogos Olímpicos de verão e se tornará o maior recordista brasileiro, superando Robert Scheidt (vela) e Formiga (futebol), com sete. Se considerarmos qualquer edição de Jogos, Pessoa igualará Jaqueline Mourão que tem três participações em edições de verão e cinco de inverno.

Os Jogos Olímpicos de Paris serão a primeira edição em que existirá igualdade de gênero em relação ao número de atletas participantes. Em uma ação do Comitê Olímpico Internacional (COI), as 10.500 vagas foram preenchidas por 5.250 mulheres e 5.250 homens.

No adestramento, o Brasil compete no individual e não mais por equipe, porque não conseguiu entregar o certificado de capacidade para confirmar a cota do time, obtida com a medalha de prata nos últimos Jogos Pan-Americanos. Assim, ficou com uma vaga individual para Paris 2024. 

Cronograma
26 de julho — chegada dos cavalos de adestramento, data que marca a cerimônia de abertura dos Jogos da XXXIII Olimpíada
28 de julho — primeira inspeção veterinária
30 de julho — provas começando às 11 horas Paris / 6 h Brasília

  • Reinspeção veterinária (7 horas de Paris)
  • Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)

31 de julho — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília

  • Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)

03 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília

  • Prazo para substituições (8 horas Paris / 3 h Brasília)
  • Provas de grande prêmio especial — final por equipe (30 conjuntos)
  • Cerimônia de premiação por equipe (15h30 Paris / 10h30 h Brasília)

04 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília

  • Segunda inspeção veterinária (7 horas Paris / 2 h Brasília)
  • Provas de grande prêmio ao estilo livre com música (18 conjuntos)
  • Cerimônia de premiação individual — 13h30 Paris / 8h30 Brasília

O local
As provas equestres ocorrem no Palácio de Versalhes, que, inicialmente, foi construído como um simples pavilhão de caça, mas abrigou a corte de Luís XIV, em 1682, e tornou-se o epicentro da realeza francesa. Em 1883, virou um museu nacional aberto ao público e foi o primeiro local francês a receber o estatuto de Património Mundial da UNESCO em 1979.

São cerca de dois mil acres de parque e uma arena temporária ao ar livre, ladeada por várias arquibancadas. De acordo com a Federação Equestre Internacional, apesar das condições climáticas desafiadoras, os trabalhos no local estão bem atualizados com todas as principais infraestruturas instaladas, incluindo, arenas de competição, de aquecimento e de treinamento, além de baias pré-moldadas em tendas. No momento, segundo a FEI, estão em andamento as reformas internas, incluindo, os estábulos em boxes, a clínica veterinária, o centro de imprensa e a parte do juiz.

Júri de campo:

  • Presidente:
    • Raphael Saleh (França)
  • Membros:
    • Henning Lehrmann (Alemanha)
    • Isobel Wessels (Grã-Bretanha)
    • Mariette Sanders (Holanda)
    • Magnus Ringmark (Suécia)
    • Michael Osinski (Estados Unidos)
    • Susanne Baarup (Dinamarca)

O Painel Supervisor de Juízes será composto pelos membros:

  • Andrew Gardner (Grã-Bretanha)
  • Mary Seefried (Austrália)
  • Henk van Bergen (Holanda)

Onde assistir
Os países têm emissoras que compraram os direitos de veicular as competições. No Brasil, o Grupo Globo e a Cazé TV podem transmitir os jogos. O Grupo Globo divulgou que terá uma cobertura multiplataforma com cerca de 400 profissionais envolvidos, 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti. As transmissões da Globo serão feitas entre 4h e 18h30, diariamente pela TV Globo. Além disso, quatro canais do SporTV e 45 sinais extraoficiais no GloboPlay, serviço de streaming do conglomerado de mídia, estarão com programação de Paris 2024.

Já a Cazé TV não respondeu ao questionamento de Adestramento Brasil com relação se passará as provas equestres. O canal é feito em parceria pelo streamer Casimiro Miguel e a LiveMode.

O Comitê Olímpico do Brasil informou este noticiário que não haverá transmissão pelo Canal Olímpico do Brasil. O COB também explicou que, quanto à PanAm, não tinham essa informação, mas como há detentores de direitos no Brasil, mesmo que eles tenham, será bloqueado no país.

Adestramento Brasil também questionou à FEI com relação à transmissão e obteve como retorno que tanto a FEITV e como a Clip my Horse não são detentoras dos direitos dos Jogos e, portanto, não vão transmitir as provas.

>>> Hub da FEI sobre Paris 2024

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.