CDI e CAN no Rocas do Vouga encerram a temporada nacional de provas 

Assim como em 2023, concursos nacionais (CAN) e internacionais (CDI 1, 2 e 3*) na Coudelaria Rocas do Vouga marcaram o fim da temporada oficial da Confederação Brasileira de Hipismo. As provas de adestramento ocorreram de quarta a domingo (4 a 8/12) e contabilizaram um total de 62 conjuntos profissionais — incluindo o espanhol José Garcia Mena, a portuguesa Marta Maria Fernandes Marques e a inglesa Rowan Collins — e 16 amadores.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


O grande evento marcou o início das comemorações dos 50 anos da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, sediando o Festival Internacional do Cavalo Lusitano. Além das provas de adestramento, foram realizados concursos de modelo e andamentos, leilão e aprovação de garanhões.

Em eventos que reúnem, além do adestramento, aprovação de garanhões e provas da raça, a competição de cavalos novos ganha outro contorno — com o público bastante antenado no que se passa na pista. Assim como foi no decorrer do ano, a categoria de quatro anos foi de longe a mais disputada.

Fred Mandrot e Querido da Sasa JE

Foram 18 conjuntos, com vitórias nas duas provas para o lusitano Querido da Sasa JE (Xirineu da Paixão x Intensa da Sasa JE) apresentado por Frederico Correa Mandrot — 86,600% no primeiro dia e 86,200% no segundo, finalizando o CAN em primeiro lugar com média de 86,400%.

Já o segundo posto se alternou com o brasileiro de hipismo Quite Good VO (Feel Good x Senhorita VO), montado por João Victor Marcari Oliva, vencendo no primeiro dia com 85,200% e o lusitano Quartzo Santana (Líder Seven x Dona Santana), na sela de Vinicius Miranda da Costa, o segundo com 83%. Na somatória geral, Quite Good VO teve média de 81,500% e foi vice — Quartzo Santana ficou em terceiro com média de 81,200%.

Três conjuntos disputaram as provas de cavalos novos cinco anos no primeiro dia, mas apenas um terminou a reprise no segundo dia. No dia 5/12, vitória para o brasileiro de hipismo Patrono V.O (Feel Good x Florisbela) montado por João Victor Marcari Oliva (78,200%), seguido de Drosa Foundmail (Foundation x Hotmail) com Vinicius Miranda e 70,600% — Paulo Cesar dos Santos desistiu da reprise com Proton da Sasa JE. No domingo (8/12), apenas Drosa Foundmail terminou a prova, registrando 75%.

Em seis anos, a disputa ficou entre o lusitano Oliva VO (Invulgar V.O. x Raiz 2 dos Filhos do Vento) na sela da portuguesa Marta Maria Fernandes Marques e o BH Boogie (Belissima x Supersusi) apresentado por Pia Aragão. Os dois empataram no primeiro dia ao pontuar 73,800%. Assim, a decisão ficou para sábado, quando Boogie superou Oliva com 69,200% contra 66%.

Apenas Nagoh CAP OA (Gengibre Comando SN x Gueixa OA) competiu em cavalos novos sete anos. O lusitano, sob o comando do português radicado no Brasil Cesar Marques, fez 73,600% no primeiro dia e 71,186% no segundo.

Internacionais
As provas de small tour contaram com nove conjuntos; as de medium tour tiveram apenas um concorrente — Vinicius Miranda da Costa com General Santana — e as de big tour, quatro. As competições foram julgadas por Peter Holler (FEI L4/5* pela Alemanha), Isobel Wessels (FEI L4/5* pela Grã-Bretanha), Christof Umbach (FEI L4/5* por Luxemburgo), Irina Maknami (FEI L4/5* pela Palestina) e Cesar Lopardo Grana (FEI L3/4* pela Argentina).

Vitória para Frederico Correa Mandrot e Marajá da Sasa na prêmio São Jorge e inter 1 freestyle e para Raquel Mendonça Maurell de Mattos com Dayfony SMH na intermediária 1.

>>> O bom ano de Frederico Mandrot com Marajá da Sasa JE <<<

Em big tour, diferentemente do CDI 3* do Campeonato Brasileiro, quando dois conjuntos pontuaram acima dos 67%, nenhum atingiu a marca desta vez. Joana Marie Sliwik ganhou o grande prêmio com Intef Interagro e 65,804%, mas ficou em segundo no GP especial que foi vencido por Murilo Augusto Machado com Jorge V.O e 66,468%.

CAN profissionais
No CAN, a elementar foi a mais disputada entre os profissionais. Foram oito conjuntos e vitória nas duas provas de Lindelvan da Costa Santos com Quespetaculo do Vouga (foto que abre a matéria). Aliás, o cavaleiro do Rocas do Vouga ganhou também as duas provas da preliminar, que contou com quatro concorrentes. Ele montou Níquel OA.

Na média 1, Ana Luisa Santos Paes Fernandes ganhou a primeira prova com Londres do Vouga, mas perdeu no segundo dia para Daniel Costa Dutra Nascimento com Jaguar JMR em uma disputa com dois concorrentes.

Seis conjuntos competiram na média 2 profissional e Paulo Cesar dos Santos liderou com folga as duas reprises montando Magnífico da Sasa JE. A forte 1, com três concorrentes, teve vitória de Rodrigo Evangelista Santos com Ibis do Castanheiro no primeiro dia e da amazona do Haras Crystal Rowan Collins no segundo com Goya Crystal.

Amadores
As provas do nacional entre não-profissionais consolidaram algumas concorrentes em suas séries. A campeã brasileira 2024 na preliminar, Manuela Rielo Benatti, levou Luar V.O a mais duas vitórias. E Serena Van Parys Prada Piergilli, campeã paulista da média 1, teve o gosto de ganhar o CAN com dois primeiros lugares no lugar onde, um ano antes, teve — o agora seu — P-Único do Vouga arrematado no leilão.

Na elementar mimimirim, Nathan Luiz Pereira Clementino montou Leblon CFS para uma vitória e um segundo lugar, ficando atrás de Lara da Silva de Almeida com Capez O Magnífico da Paixão. Na aberta, com quatro conjuntos — a mais disputada entre os amadores —, Patricia Coser Aspar venceu os dois dias com Onabeat V.O.

Com apenas um concorrente em cada, a média 2 aberta teve Fernanda Assad Negrelli montando London Comando SN; a forte 1 aberta, Nicolau Celestino dos Passos Junior com Galardão do Nico; e a forte 2 amador top, Barbara Laffranchi que apresentou Biso das Lezirias.

Foto: divulgação ABPSL / Ney Messi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.