Quatro etapas da temporada oficial da Federação Paulista de Hipismo, além do Campeonato Paulista, da Taça São Paulo e de provas chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo: tudo isso conta para a pontuação do Troféu Eficiência, a premiação anual da FPH que condecora quem mais competiu e pontuou estando federado. Adestramento Brasil resume as principais regras para facilitar o entendimento da premiação.
Em 2023, a FPH retirou da pontuação os concursos nacionais e internacionais, mas a decisão valeu apenas para aquele ano e, em 2024, CANs e CDIs já estavam de volta. Neste ano, as regras seguem em linha com o que valeu no ano passado. Todas as provas com chancela CBH e FPH valem para o Troféu eficiência 2025, sendo que elas têm coeficientes diferentes — de acordo com a FPH, isso tem como intuito fomentar a participação nos eventos estaduais e paulistas.
FAZEMOS MAIS QUE JORNALISMO: FORTALECEMOS A COMUNIDADE
Mais que o canal ideal para quem quer saber e entender o que está rolando, Adestramento Brasil fortalece a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.
Desde junho de 2017, construímos uma base sólida de leitores qualificados e fiéis. Temos muito orgulho do que fizemos até aqui, mas sabemos que ainda tem muito pra fazer. E queremos fazer muito mais. Mas sem verba não é possível.
Que tal fazer junto com a gente? O mídia kit traz diversas oportunidades para divulgar sua marca com banners na home e dentro das matérias ou patrocinar coberturas de eventos. O cardápio é bem variado. E adoramos ouvir e criar coisas novas, como elaborar informes publicitários. Também é possível que você, leitor, se torne apoiador no valor que quiser via Pix (contato@adestramentobrasil.com).
INDEPENDÊNCIA EDITORIAL E COMPROMISSO JORNALÍSTICO
Assim, as pontuações recebidas no Campeonato Paulista, na Taça São Paulo e nas etapas da temporada oficial de provas da FPH multiplicam por dois (coeficiente x2). Já Campeonato Brasileiro, concurso internacional e concurso nacional têm peso um (coeficiente x 1).
Não consta no regulamento 2025 a necessidade de participar de 50% das provas válidas para o Troféu Eficiência para estar apto a concorrer.
Ganha o conjunto que tiver obtido o maior número de pontos ao longo do ano na série ou categoria que competiram. Os cavaleiros dentro do critério estabelecido poderão participar do Troféu Eficiência em uma ou mais séries, desde que formem conjuntos diferentes.
Às classificações obtidas serão atribuídos pontos por prova, conforme tabela abaixo:

Em eventos com duas ou mais provas, serão computados os pontos por cada prova, considerando os coeficientes de acordo com o tipo do evento. Cada uma será somada individualmente para efeito de contagem de pontos.
Na somatória geral, se houver empate, o critério do desempate será o maior número de vitórias.
Só poderão participar do Troféu Eficiência os conjuntos regularmente inscritos, cadastrados e com os registros válidos junto à FPH (federação do cavaleiro e cavalo), devendo estes pertencer a uma entidade devidamente cadastrada e regular na Federação Paulista de Hipismo. Se não estiver com passaporte do cavalo em dia e devidamente federado, a pontuação não vale.
Neste ano, duas etapas da temporada oficial do Troféu Eficiência já ocorreram. Ambas foram realizadas no Clube Hípico de Santo Amaro. As próximas serão dia 17 de maio no CHSA e 14 de junho na Sociedade Hípica Paulista.
O Campeonato Paulista e a Taça São Paulo de Adestramento estão programados para de 9 a 12 de outubro no CHSA.
FPH premia 25 conjuntos do adestramento no Troféu Eficiência 2024
Saiba mais:



3 respostas para ‘Troféu Eficiência, da FPH, tem 4 etapas, além de CPA e Taça SP; conheça as regras’