As disciplinas equestres olímpicas desde 1912 — salto, adestramento e hipismo completo — estão confirmadas como parte da competição nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28), divulgou a Federação Equestre Internacional. O programa equestre consistirá em seis eventos valendo medalhas, sendo um por equipes e um individual para cada uma das três modalidades. O hipismo manteve as 200 vagas de cotas que teve nos Jogos de Paris em 2024 e a divisão por disciplina permanece inalterada, ou seja, 75 para salto, 60 para adestramento e 65 para CCE. A decisão foi tomada pela diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), que se reuniu nesta quarta-feira (9/4).
Em nota à imprensa, o presidente da FEI, Ingmar De Vos, disse que a FEI está extremamente satisfeita com a decisão do COI. “Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 foram um sucesso histórico para o esporte equestre, que se mostrou muito popular entre as multidões ao vivo e os espectadores de TV e online em todo o mundo. É uma ótima notícia que nossos números permaneçam inalterados e estamos ansiosos para oferecer um esporte emocionante com o mesmo nível de excelência”, completou De Vos.
FAZEMOS MAIS QUE JORNALISMO: FORTALECEMOS A COMUNIDADE
Mais que o canal ideal para quem quer saber e entender o que está rolando, Adestramento Brasil fortalece a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.
Desde junho de 2017, construímos uma base sólida de leitores qualificados e fiéis. Temos muito orgulho do que fizemos até aqui, mas sabemos que ainda tem muito pra fazer. E queremos fazer muito mais. Mas sem verba não é possível.
Que tal fazer junto com a gente? O mídia kit traz diversas oportunidades para divulgar sua marca com banners na home e dentro das matérias ou patrocinar coberturas de eventos. O cardápio é bem variado. E adoramos ouvir e criar coisas novas, como elaborar informes publicitários. Também é possível que você, leitor, se torne apoiador no valor que quiser via Pix (contato@adestramentobrasil.com).
INDEPENDÊNCIA EDITORIAL E COMPROMISSO JORNALÍSTICO
Os sistemas de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2028 foram discutidos no recente Fórum Esportivo da FEI (leia cobertura do Adestramento Brasil e um resumo abaixo). As propostas serão apresentadas para aprovação na Assembleia Geral da FEI no fim deste ano e, posteriormente, serão fornecidas ao COI para revisão final e aprovação.
O resumo das discussões e a apresentação feita durante a sessão dedicada aos sistemas de qualificação olímpica do LA28 estão disponíveis aqui.
Com três modalidades e 200 vagas, o hipismo será um dos 31 esportes do programa dos Jogos Olímpicos LA28. As seis competições equestres que valem medalhas farão parte dos 25 eventos mistos de todos os esportes e dos 351 eventos totais do LA28.
O programa do LA28 mantém a cota básica de 10.500 atletas, com 698 extras alocados para os cinco esportes propostos pelo Comitê Organizador do LA28.
O esporte equestre sendo sendo o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em pé de igualdade, desde a base até o nível olímpico.
Informações adicionais sobre o programa olímpico completo de LA28 estão disponíveis aqui.
FEI Sports Forum 2025 propõe não alocar vaga individual à nação que não apresentar certificado de capacidade
Uma das principais mudanças propostas durante o FEI Sports Forum foi de não alocar mais automaticamente (como foi em Jogos passados) uma vaga individual à nação que conseguir cota por equipe para disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, mas não entregar o certificado de capacidade — três conjuntos alcançando os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês) durante o período estabelecido.
Esta proposta foi bem recebida pelos participantes e, se estivesse valendo, teria impactado diretamente o Brasil nas últimas duas edições, quando o País conquistou vaga para competir por equipe tanto em Tóquio quanto em Paris, mas não conseguiu apresentar o NOC Certificate of Capability.
Com isso, em vez de mandar equipe para o Japão ou a França, disputou no individual, em ambos os casos, com João Victor Marcari Oliva. No ano passado, inclusive, o Chile, que ficou fora dos Jogos porque o Brasil ocupou a vaga individual regional, entrou com pedido na FEI para reversão da alocação, que foi negado pela FEI.
Os sistemas de qualificação finais para LA28 serão votados na Assembleia Geral da FEI em Hong Kong em novembro deste ano e depois serão submetidos ao COI para aprovação final.
Os regulamentos olímpicos e paralímpicos, abrangendo formatos de competições, propriedade de cavalos, alterações/substituições pré-competição, acreditações e oficiais, serão discutidos no FEI Sports Forum de 2026, com votação na Assembleia Geral da FEI no ano que vem, antes de serem submetidos ao COI e ao IPC para aprovação.
No painel, também falou-se de firmar o período de qualificação olímpica e paralímpica (equipe e individual) começando no Campeonato Mundial da FEI do ano que vem em Aachen, na Alemanha, e seguir até 31 de dezembro de 2027. Potenciais conjuntos de cavalos e atletas olímpicos têm de 1º de janeiro de 2027 a 11 de junho de 2028 para obterem seus requisitos mínimos de elegibilidade (MERs) individuais. O período para obter MERs para os Jogos Paralímpicos vai de 1º de janeiro de 2026 a 11 de julho de 2028. Leia a matéria completa.


2 respostas para ‘COI ratifica esportes equestres em LA28, com 75 conjuntos no salto, 60 no adestramento e 65 no CCE’