FEI passa a proibir substâncias que formem espuma na boca do cavalo

Uma mudança no regulamento veterinário da Federação Equestre Internacional (FEI) foi aprovada em caráter de urgência durante a reunião de diretoria nessa terça e quarta-feira em Lausanne (Suíça). Ficou decidida a proibição do uso de qualquer tipo de substância ou produto dentro ou ao redor da boca e/ou língua do cavalo que possa imitar, induzir ou causar formação de espuma; e/ou revestir ou cobrir de alguma forma, ou parcialmente, o freio. A alteração da regra visa ao bem-estar equino e vale a partir de 1º de julho.



O seguinte parágrafo será adicionado ao regulamento veterinário da FEI, Artigo 1004 “Métodos Proibidos”, por razões de bem-estar equino:

“1004.4 É estritamente proibido o uso de qualquer tipo de substância/produto dentro ou ao redor da boca e/ou língua do Cavalo que possa (i) imitar, induzir ou causar formação de espuma; e/ou (ii) revestir ou cobrir de alguma forma, ou parcialmente, o freio. A proibição exclui o uso de produtos permitidos no aplicativo FEI Tack e o fornecimento de petiscos naturais permitidos, fornecidos com moderação. A violação desta regra implicará em um Cartão de advertência amarelo e eliminação.”

A regra entrará em vigor em 1º de julho de 2025 e substituirá o artigo 434 6.5 do regulamento de adestramento da FEI e o artigo 8431.4.4 do regulamento de adestramento paraequestre da FEI, que atualmente estabelecem que “é estritamente proibido o uso de qualquer tipo de substância (como “marshmallow fluff”, creme de barbear etc.) ao redor da boca do cavalo para imitar a formação de espuma; a violação desta regra implicará na aplicação de um cartão amarelo de advertência e na eliminação”.

Estas regras serão removidas dos respectivos documentos de regras a partir de 1º de julho de 2025; e a nova disposição do Regulamento Veterinário da FEI será aplicada.

Considerando que esta é uma resolução emergencial do conselho, as federações nacionais têm até 18 de julho de 2025 para manifestar sua desaprovação enviando um e-mail para o diretor de governança, Francisco P. Lima.

>>>> Leia o relatório na íntegra com o resumo das decisões da reunião de conselho da FEI.

Ilustração criada por IA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.