Inclusão de política de maus-tratos a cavalos e salvaguarda contra assédio por parte de todas as federações nacionais nas disposições em seus regulamentos. Esclarecimento acerca do uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos durante a prática equestre, incluindo, a proibição de segurar um telefone celular e/ou qualquer dispositivo eletrônico similar junto à orelha ou de fazer chamadas enquanto estiverem na área de aquecimento. Esses são alguns pontos do regulamento geral da Federação Equestre Internacional, válido para todas as modalidades a partir de 1º de janeiro de 2026. Depois de apontar as principais mudanças do regulamento de adestramento, Adestramento Brasil traz destaques do regulamento geral.
Regulamento Geral da FEI 2026
com marcação das alterações | página da FEI com todos regulamentos
Equipamentos – Todas as regras relacionadas a equipamentos, vestimentas, arreios etc. foram removidas dos regulamentos das modalidades e agora constam dos documentos de Requisitos de Arreios e Equipamentos da FEI, no Banco de Dados de Arreios, Equipamentos e Vestuário da FEI e no aplicativo FEI TackApp. Essa disposição entra em vigor para todas as modalidades, exceto salto, a partir de 1º de janeiro de 2026. A regra se aplicará ao salto a partir de 1º de janeiro de 2027.

Sanções – No artigo 164, foi explicada a advertência gravada e também explicitadas as punições para as advertências. A saber: se a mesma pessoa receber duas advertências em um período de 12 meses, uma multa de CHF 2.000 será automaticamente aplicada pela sede da FEI; se receber três advertências em um período de 12 meses, a multa será de CHF 3.000 e, se forem quatro advertências, o valor sobe para CHF 4.000.
Capacete – A não utilização do capacete de proteção onde e quando exigido resultará numa multa de CHF 1.000, emitida pela sede da FEI. Antes, a sanção era um cartão amarelo.
Telefones celulares – Salvo apontando o contrário nas regras do esporte, os atletas estão proibidos de segurar um telefone celular e/ou qualquer dispositivo eletrônico similar junto à orelha ou fazer chamadas enquanto estiverem montando na pista de aquecimento.
Comunicadores / radinho – Salvo dito contrário nas regras do esporte, os atletas podem usar um fone de ouvido ou dispositivo de comunicação mãos-livres (tipo rádio de comunicação com treinador) enquanto estiverem montando na pista de aquecimento, desde que esses dispositivos não comprometam sua segurança ou a de outros. Os oficiais da FEI reservam-se o direito de proibir qualquer dispositivo considerado inseguro ou inadequado.
Os oficiais da FEI são responsáveis por fiscalizar esta regra e intervir em caso de violações e, salvo disposição em contrário nas Regras do Esporte, qualquer violação resultará em uma advertência.
E mais:
- As federações nacionais devem incluir em seus regulamentos disposições relativas ao abuso de cavalos que sejam geralmente consistentes com as disposições da FEI e regras contra assédio e abuso que sejam geralmente consistentes com as disposições da FEI.
- Adestramento e paradressage foram incluídos nos diversos dispositivos acerca da promoção de patrocinadores, passando a estarem enquadrados nas regras de tamanho e locais onde os anúncios podem ficar.
- A possibilidade de o júri de campo aplicar uma advertência gravada foi incluída dentre os tipos de sanções.
- A FEI também passa a poder abrir processo disciplinar e impor sanções caso a alegada violação/infração tenha ocorrido em/em conexão com um evento da FEI, independentemente de os oficiais da FEI já terem analisado o assunto e/ou imposto sanções durante o evento da FEI em questão (163.1).
- Passa a vigorar a possibilidade de desqualificação mesmo em caso de infração considerada menor (163.1).
Leia também:
- Bridão para CDI 3* e mudança em ‘collective mark’: as alterações no regulamento da FEI para 2026
- FEI lança Equipass como passaporte digital para identificação, biossegurança e mobilidade global de cavalos
- Jogos Sul-Americanos e CAC terão provas de small e big tour
- Saiba o que está em votação na Assembleia Geral da FEI 2025
- Mudança em regra FEI pode colocar freio-bridão como opcional em CDI 3*
Links úteis:


