Ao contrário de anos anteriores, o Campeonato Paulista de Adestramento (CPA) de 2017 está sendo realizado em diferentes hípicas do Estado de São Paulo. A mudança levou a um aumento no número de inscritos e tem acirrado a disputa em diversas categorias.
Em entrevista ao site Adestramento Brasil, Luis Augusto Pacheco Ambar, diretor de adestramento da Federação Paulista de Hipismo, adiantou que a FPH vai divulgar, em breve, o resultado parcial tanto do CPA quanto do Troféu Eficiência, cuja premiação dos ganhadores de 2016 foi entregue no último dia 11 de julho (leia mais aqui). “Como são muitas etapas, a prévia vai ajudar as pessoas a se situarem e planejarem as próximas provas”, explicou.
O presidente da ABPSL, Ismael Silva, afirmou que a pulverização do Campeonato Paulista, que antes era conduzido pela associação, refletiu em aumento do número de inscritos. “A mudança foi boa para fomentar o adestramento e tem tido grande resultado”, disse, destacando o protagonismo do cavalo lusitano no CPA.
Pelas regras deste ano, o Campeonato Paulista é disputado pelas categorias, minimirins, mirins, juniores, jovens cavaleiros, seniores amadores (até serie forte I) e Taça São Paulo de profissionais, amador top, médium tour, seniores top, seniores, cavalos novos e pônei. Será obrigatória para cada categoria a participação em quatro provas, além da etapa final, que terá peso dois.
As etapas serão realizadas em um dia e disputadas em diversos locais sendo todas previamente definidas pela diretoria de adestramento da FPH e apresentadas no calendário FPH. A classificação no Campeonato Paulista se dará a partir da soma dos resultados obtidos nas provas obrigatórias para cada categoria, de acordo com a tabela abaixo.

Já o Troféu Eficiência, será disputado ao longo do ano, tomando por base os eventos do Calendário Oficial da FPH e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Serão considerados os Concursos de Adestramento Internacionais, Nacionais, Campeonatos Brasileiros, Campeonatos Paulista e as Temporadas Oficiais de cada série e categoria.
No entanto, cada campeonato terá uma contagem de pontos especifica. Sagra-se campeão o conjunto que obtiver a maior pontuação em sua categoria ou série, sendo que é necessária a participação em pelo menos 40% das provas que constam do calendário oficial da FPH.


3 respostas para ‘Descentralizado, Paulista tem mais concorrentes; parcial sai em breve’