Saiba como aquecer corretamente o cavalo

AB_Pergunte_expert-peqQuem monta sabe da importância de andar muito ao passo antes de começar o treino. Mas o que fazer? Adriana Santoro explica o que pode e o que não se deve fazer durante o período de aquecimento do cavalo.

Santoro dá aulas de equitação há 33 anos e monta no Clube Hípico de Santo Amaro desde os 14 anos de idade. Em sua carreira, já fez clínicas com alguns dos melhores treinadores do mundo em salto, adestramento e hunter. Foi diretora da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e do CHSA.

“Em primeiro lugar, o mais importante é caminhar ao passo por, no mínimo, dez minutos — o ideal é uns 20 minutos. Os cavalos gostam de rotina. Ele precisa ter o tempo dele para, dependendo de cada cavalo, relaxar ou acordar.

O natural do cavalo é, depois de andar ao passo, começar a trotar. Se o seu cavalo for mais novo, o primeiro trote deve servir para relaxar e equilibrar. Faça movimentos como a serpentina e círculos de 20 metros, porque eles ajudam no equilíbrio e no relaxamento.

Depois de trotar na mão esquerda e na mão direita, dos dois lados simetricamente, por uns dez minutos, pode-se iniciar o galope. Faça exercícios de círculos grandes, de 20 m, e linhas quebradas — sempre nos dois lados — por uns 5 minutos.

Após esse ritual, seu cavalo estará aquecido e pronto para realizar os exercícios de movimentos laterais e os de maior reunião tranquilamente. Eu, particularmente, não gosto de treinar alto, recuar ou piruetas antes de terminar o aquecimento, pois são movimentos que requerem muito engajamento.

É também muito importante não se esquecer de aquecer as costas do seu cavalo antes de começar o trote sentado.

No aquecimento, eu não gosto de fazer espádua a dentro ao passo, porque ela exige muita impulsão, mas o ceder a perna, sim, pode fazer. No entanto, estes são movimentos que exigem um acompanhamento de algum técnico. Todos os movimentos laterais têm de ser efetuados com muita precisão. Já a distensão ao passo só em linha reta e rédeas soltas pode ser executada pelo aluno sozinho.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Envie para siteadestramentobrasil@gmail.com com seu nome, idade e onde pratica equitação.

Foto: Ambar Dressage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s