A pirueta é uma volta de 360 graus executada em duas pistas com um raio igual ao comprimento do cavalo em que o antemão se move em torno do postmão. O cavaleiro profissional Edneu Senhorini dá dicas de como preparar o cavalo para a pirueta.
Cavaleiro há 23 anos, Senhorini já participou de competições no Brasil e no exterior. Foi 2º lugar no CDI3*** de Nice em 2014 e 3º lugar no CDI de Hamburgo no mesmo ano, além de títulos nacionais.
Confira abaixo as dicas do cavaleiro:
“No trabalho para fazer piruetas, o cavalo precisa está equipado no galope. Comece no círculo de dez metros com transições de travers e galope reto. Aos poucos, vá fechando e abrindo círculo, sempre no galope reunido.
Atenção aos erros mais comuns: o cavalo não pode cair sobre as espáduas e nem enrijecer, ou seja, bloquear as costas. Se fizer isto, aposte no trabalho de espádua a dentro e travers em circulo de dez metros.
Uma dica muito importante é manter-se sempre calmo e ter paciência.”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.
Foto: arquivo pessoal – crédito: Mariara Freitas

