A Federação Paulista de Hipismo (FPH) divulgou, nesta terça-feira 18/12, os resultados completos do Campeonato Paulista de Adestramento (CPA), cuja etapa final, peso dois e obrigatória, reuniu 53 conjuntos no Clube Hípico de Santo Amaro.
Neste ano, o CPA teve 11 etapas, sendo duas obrigatórias: a final e a Taça São Paulo, realizada no meio do ano. Para competir no CPA, o conjunto, ademais das etapas obrigatórias, teve de somar outros três resultados. Assim, quanto mais disputou provas, mais chances teve de descartar os piores notas.
Seguindo o modelo de 2017, as etapas do Paulista foram realizadas em conjunto com as provas dos rankings internos das hípicas. Em entrevista ao Adestramento Brasil, o presidente da Federação Paulista de Hipismo, Gabriel Nicolau Khoury, avaliou como positiva a temporada 2018 no adestramento e ressaltou o aumento de 31,17% no número de federados da modalidade desde 2016.
Já o diretor de adestramento da FPH, Luis Pacheco Ambar, adiantou que o modelo, que vem sendo bem-sucedido, deve seguir em 2019 com alguns ajustes. “Logicamente, a gente sempre tem algo a melhorar, mas julgo que o ano foi muito positivo para o adestramento, principalmente, pelo número de conjuntos, que foi um pouco maior que em 2017.” A entidade está elaborando um projeto para usar leis de incentivo ao esporte a fim de fomentar o adestramento.
A contagem de pontos do CPA segue uma tabela (abaixo) que leva em conta a classificação do conjunto em relação à quantidade de competidores. A mesma tabela é usada para a somatória de pontuação para o Troféu Eficiência. Caso haja empate na soma dos resultados finais de dois ou mais conjuntos, ganha quem tiver alcançado o melhor resultado na última prova do campeonato.
Confira o ranking completo aqui e veja abaixo os campeões e vice da temporada 2018: