Um incêndio de grandes proporções tomou conta de boxes da Gestüt Erlenhof, haras da família Rothenberger na Alemanha, na manhã desta quinta-feira 28/2. De acordo com a imprensa europeia, há relatos de quatro cavalos mortos até o momento. Felizmente, Cosmo, montaria do cavaleiro olímpico Sönke Rothenberger, medalha de ouro por equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016, medalha de bronze individual no GP e ouro por equipe nos Jogos Equestres Mundiais Tryon 2018, se salvou.
O Eurodressage reportou que o fogo, cujas causas ainda são desconhecidas, começou por volta das 6h15 hora local e se espalhou rapidamente, destruindo por completo o picadeiro interno, que desmoronou, e se espalhou para o prédio adjacente. Ainda segundo o site Eurodressage, a família tomou conhecimento do incêndio quando um cachorro começou a latir.
“O corpo de bombeiros chegou ao local e foi capaz de abrir os estábulos de alguns cavalos. Para vários, contudo, a ajuda chegou tarde demais. Até o momento, há notícia de que quatro animais morreram, mas a quantidade exata ainda não é conhecida”, relatou o site, completando que os cavalos que foram libertados fugiram para os bosques e foram apanhados.
Sanneke Rothenberger inalou fumaça e foi levada ao hospital. Dois bombeiros também ficaram feridos no processo.
>>> Neste vídeo é possível ver a proporção que o incêndio tomou.
Gestüt Erlenhof é o lar da família de adestramento de Sven, Gonnelien, Sönke, Semmieke e Sanneke Rothenberger; cavaleiros internacionais, dos quais três são medalhistas. Conforme a imprensa internacional relatou, Sven e Gonnelien Rothenberger e a filha Semmieke não estavam no local, mas no CDI Lier, na Bélgica, onde Semmieke venceu a prova por equipe de jovens cavaleiros. Eles teriam imediatamente empacotado as coisas e voltado para casa.
A família Rothenberger comprou o haras em 1994. No início e até 1997, a gestão ficou a cargo de Jens Freiherr von Lepel, mas ele se mudou para os Estados Unidos para gerenciar outro haras. Naquele ano, a criação passou para as mãos de Stefanie Rothenberger-Krause, enquanto a divisão de adestramento passou para direção de Gonnelien e Sven Rothenberger.