CAN tem poucos concorrentes; preliminar e média 2 são as mais disputadas

Com apenas 23 conjuntos inscritos, o primeiro concurso nacional de adestramento (CAN) teve as principais disputas concentradas na preliminar amador, com cinco concorrentes, e na média 2 profissional, com seis. A competição ocorreu de 15 a 17 de março na Sociedade Hípica Paulista junto com o primeiro dos quatro CDIs que serão usados como observação para a formação do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos.

Na média 2 profissional, Sarah Waddell levou a égua sela holandesa Hillarij à liderança do CAN com média final de 69,119%. A série foi marcada pelo bom nível dos conjuntos, com cinco dos seis concorrentes fechando o concurso com médias superiores a 67%. Waddell contou que monta a égua uma vez por semana no Haras do Drosa. “Estou trabalhando com o Roberto Pedrosa há quase um ano. Ela fez as provas de 4 e 5 anos com o Márcio Alexandre com muito sucesso e depois ficou em casa. No ano passado, a tiramos de casa só para ver como ela se comportaria na media 1 e, neste ano, resolvi subir ela para média 2”, disse.

Waddel contou que decidiu, de última hora, participar do CAN e não tem traçado um objetivo de provas para este ano. “Para mim, ela é uma égua surreal, tem muito potencial, é uma égua para séries fortes. A cabeça dela é boa, falta ainda um pouco de força, de confiança nela mesa. Ela me surpreendeu muito neste CAN; foi superconcentrada, prestando atenção. Para ela o céu é o limite”, completou, acrescentando que o foco é colocar a égua na São Jorge até o fim do ano.

Na preliminar amador, a maior disputa ficou na categoria amador, as notas finais do CAN variaram de 61,897% a 65,996%, com vitória para a Carolina de Arruda Botelho e Chronus Santa Dalila (Te), conjunto que venceu o Campeonato Brasileiro e o Ranking da Confederação Brasileira de Hipismo em 2018. Chronus vem de uma recuperação, após ter ficado internado no fim do ano passado. “Estou’ muito feliz porque conseguimos conciliar um trabalho de aula com acompanhando veterinário, o que possibilitou que ele voltasse com energia, estabilidade e seriedade que ele sempre teve. O conjunto de profissionais que trabalhou nisto ajudou muito”, disse.

A amazona disputou os campeonatos paulista e brasileiro no ano passado na preliminar, assim como CANs e, por isto, disse que na temporada 2019 vai buscar a melhoria do conjunto. “A vantagem é que eu já fiz estas provas no ano passado, então, fica interessante porque já conheço e consigo me aprimorar como amazona.” O plano, segundo ela, é permanecer na preliminar para fortalecer o cavalo e escolher as provas pensando, em primeiro lugar, no bem-estar do Chronus Santa Dalila.

Para a diretora de adestramento da CBH, Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, o CAN deveria ser mais bem aproveitado pelos atletas. “As pessoas deveriam aproveitar mais a dispensa do selo para as categorias de base e competir no circuito nacional. O CDI, por exemplo, teve três juízes e o CAN teve cinco, sendo que os internacionais também julgaram. Este feedback é muito importante tanto para os cavaleiros como para treinadores”, disse em entrevista em vídeo. “No primeiro dia, as pessoas estava mais nervosas e, no segundo, montaram melhor. Vi uns cavalos muito interessantes e gostei do nível, mas é uma pena só 24 concorrentes”, afirmou — 23 conjuntos disputaram as provas no sábado 16/3 e 20 no domingo 17/3.

Concurso de adestramento nacional (CAN), válido para o Ranking CBH — SHP (SP) => Programa | Ordens de entrada 16/03 e 17/03|Resultados 16/03 e 17/03

Uma resposta para “CAN tem poucos concorrentes; preliminar e média 2 são as mais disputadas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.