João Oliva e Biso; Pedro Almeida e Aoleo dominam pódio no primeiro CDI 2* seletiva para o Pan

Montando Biso das Lezirias, João Victor Oliva venceu os dois dias de provas da série small tour do primeiro concurso de adestramento internacional (CDI 2*), que serve de observação para a seleção do time que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. O pódio não teve alterações nos dois dias de competições, ficando Mauro Pereira da Silva Júnior, com Don Enrico AMM, em segundo e Yara do Amaral Fernandes, com Dileto HI, na terceira colocação.

patrocine_cdis_cans

Em ambos os dias, cinco dos dez conjuntos de small tour (provas São Jorge e intermediaria 1) pontuaram acima dos 69%, índice mínimo almejado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para compor o time — para big tour, o objetivo é ter os conjuntos com índices de 68%. Na São Jorge, Oliva e Biso marcaram 71,863% (sendo 72,500% com o juiz FEI 5* Peter Holler) e na intermediária 1, 69,951%. Mauro Júnior e Don Enrico também ficaram na casa dos 70% na PSJ, totalizando 70,245%.

Do terceiro ao quinto lugar na São Jorge, a competição foi acirrada, com Yara pontuando 69,608%, seguida de Luíza Tavares de Almeida com Baluarte do Vouga (69,412%) e Paulo Cesar dos Santos com Espartano LS (69,216%).

O mesmo ocorreu na prova intermediária 1. João Victor Oliva (69,951%), Mauro Júnior (69,657%), Yara Fernandes (69,265%), Paulo César dos Santos (69,167%) e Luíza Almeida (69,118%) tiveram pouca diferença entre eles, o que mostrou que o nível está aumentando e que os detalhes na execução das figuras estão definindo o vencedor. “O nível estava muito bom, especialmente, em small tour. Vejo que há o que melhorar, mas o nível estava bom”, disse o juiz internacional 5* Peter Holler.

Para ele, que julgou CDI 3* em abril de 2018, no Brasil, houve melhora neste intervalo de tempo. “Tivemos menos conjuntos de grande prêmio neste ano, mas os dois primeiros colocados têm nível para se apresentar em qualquer lugar. Eles podem melhorar em coisas como contato, a posição do pescoço e ter o cavalo mais vindo de trás”, disse, apontando que colocar os cavalos não tão encurtados no pescoço deve ser um ponto de aperfeiçoamento para os conjuntos brasileiros no Pan. “O Brasil tem bons cavalos e cavaleiros, então, acho que o País se sairá bem nos Jogos Pan-Americanos.”

Com apenas três concorrentes em big tour, a maior rivalidade ficou entre Pedro Manuel Tavares de Almeida, com Aoleo (SIS), e Leandro Aparecido da Silva, com DiCaprio. No primeiro dia, prova intermediária 2, Pedro pontou 68,529%, enquanto Leandro ficou logo atrás com 68,088%. No grande prêmio, a diferença entre os dois foi ainda mais justa: 67,971% para DiCaprio e 68,007% para Aoleo.

Para o chileno Max Piraino Lyon, juiz FEI 4*, os conjuntos demonstraram perseguir as notas almejadas pela CBH. Ele, que julga regularmente no Brasil, avaliou que os conjuntos brasileiros vêm mantendo porcentuais altos e destacou a chegada de novos atletas e conjuntos nas provas. “Isto permite [ao Brasil] manter-se com altas qualificações. Há conjuntos novos competindo junto outros mais experientes, o que dá uma base boa”, disse. Questionado sobre os principais concorrentes do Brasil no Pan, ele lembrou que a última medalha de bronze foi o Brasil quem conquistou, com México atrás. “Tem de manter os porcentuais altos”, assinalou.

Confira nos gráficos a seguir as notas aplicadas em cada uma das provas. Neste link, é possível acompanhar o desenvolvimento dos conjuntos na corrida por uma vaga na equipe brasileira dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

CDI 2_ SHP - 16 e 17 de março de 2019- grafico big tourCDI 2_ SHP - 16 e 17 de março de 2019- grafico small tour

Concurso de adestramento internacional (CDI 2*), válido para o Ranking CBH — SHP (SP) => Programa | Ordens de entrada 16/03 e 17/03| Resultados big tour 16/03 e 17/03 | Resultados small tour 16/03 e 17/03

 

8 respostas para ‘João Oliva e Biso; Pedro Almeida e Aoleo dominam pódio no primeiro CDI 2* seletiva para o Pan’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.