Tenho um cavalo que encapota muito. Quais exercícios eu posso fazer para que ele volte a ficar apoiado sem encapotar? Para o cavaleiro profissional Davi Pereira da Silva, as técnicas para evitar que isto aconteça dependem se se trata de um cavalo novo ou um animal experiente.
Confira as dicas:
“Se é um cavalo novo, um potro, costuma-se colocar um bridão grosso e trabalhar bastante espádua à frente para ele poder subir um pouco e empurrar sempre para baixo e para frente. Este é um dos trabalhos que vai ajudar bastante a soltar o focinho do cavalo, deixar ele com pescoço mais longo.
Sempre se deve empurrar o cavalo para frente. Além disto, fazer espáduas a dentro ajuda o cavalo a se equilibrar e soltar o pescoço para para frente, ficando mais alongado e flexível.
Em um cavalo mais velho, eu usaria quatro rédeas, com um freio com a perna um pouco menor, daqueles que são usados para fazer a adaptação do bridão para o freio. Usando esta embocadura, é seguir o mesmo trabalho, empurrar para frente, deixando o cavalo abrir um pouco mais e fazer ele usar bem as espáduas, com movimentos de espádua a dentro e de ‘cara ao muro, olhando para fora’.
Também tem de fazer o cavalo ‘sentar no posterior’, porque, ao fazer isto, a espádua vai levantando e o cavalo vai conseguindo colocar o focinho mais para frente.”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com