A edição 2020 do Desafio Brasil traz novidades: todas as categorias fazem parte da disputa — até o ano passado, algumas não eram contabilizadas — e haverá, à parte do ranking da equipe estadual, um ranking individual por categoria e série. O Desafio Brasil é um torneio promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo e no qual competem conjuntos de diversos Estados, com as provas sendo julgadas pelo mesmo juiz nacional oficial.
Se você acompanha a nossa cobertura, sabe que informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Clique e seja um apoiador. Você que escolhe o valor!
Neste ano, as provas ocorrem em outubro e novembro, com a participação de seis entidades federativas: São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, este último ainda a confirmar se, por causa da pandemia, poderá ou não haver competição. A premiação ocorrerá durante o Campeonato Brasileiro de Adestramento e a Taça Brasil, que serão realizados entre 26 e 29 de novembro.
Cada etapa poderá, segundo o regulamento, contar com um máximo de 40 conjuntos. São dois dias de evento. No primeiro, ocorre a prova sendo que, após a apresentação da reprise, cada conjunto tem dois minutos para receber comentário do juiz logo após o encerramento do teste. No segundo dia, a organização pode escolher entre a exibição de vídeo com comentário do juiz nacional oficial e a realização de uma clínica para os oito conjuntos que obtiveram os melhores porcentuais ou os vencedores.
As provas podem ser avaliadas por mais de um juiz, contudo, a nota que vale para pontuar no ranking é a proferida pelo juiz nacional oficial designado pela CBH e que viajará a todos os Estados. As reprises solicitadas são as de número um, exceto para algumas séries que têm reprises próprias, como cavalos novos, pônei, forte 2 e intermediária. “Neste ano, devido à Covid-19, alguns Estados não treinaram tanto, por isso, consultamos com os diretores estaduais e decidimos colocar as reprises de nº 1”, explicou a diretora de adestramento da CBH, Sandra Smith.
“A novidade fica com relação às categorias e à premiação. Todas as categorias serão válidas. O evento não será apenas uma prova por equipe. A CBH elaborará um ranking individual por categoria e série e um ranking por equipe”, acrescentou Smith. Para a competição estadual, contarão os três melhores porcentuais obtidos na etapa. Já para o ranking individual, a contagem de pontos será pela tabela de ranking da CBH, que leva em consideração a colocação do conjunto e o número de inscritos.
Devido à Covid-19, todos eventos deverão cumprir as regras de distanciamento físico e outras medidas de segurança para evitar aglomerações e o contágio. É importante que os concorrentes se atentem às regras e cumpram os protocolos.
Confira algumas regras para participar do Desafio Brasil:
- estar com o ID CBH em dia, isto é, o atleta precisa estar cadastrado no site da confederação e efetuar o pagamento da taxa referente ao ano de 2020;
- todos os animais devem possuir e apresentar passaporte;
- não é exigido selo para os animais para nenhuma categoria ou série;
- cada federação pode gerenciar se exige ou não que conjunto seja federado para esse evento ou não.
> Leia regulamento completo do Desafio Brasil
> Confira programa da etapa de São Paulo
> Confira as notas obtidas no Desafio Brasil de 2019
>>> Acompanhe a agenda completa de provas, com programas, ordens de entrada e resultados