Essenciais para o sucesso dos conjuntos, os tratadores estiveram lado a lado dos cavalos durante todo Sul-Americano, desde a partida, em caminhão, saindo São Paulo até a chegada no Clube Hípico do Paraguai, em Assunção, quatro dias e 1.400 quilômetros de estrada depois. Se a jornada compensou? Antonio da Silva Mota, Alexandre Fernandes e Ricardo Nascimento nem titubearam ao responder: claro! Eles voltam para casa satisfeitos e com o dever de missão cumprida, sabendo que foram peças-chaves para a conquista do ouro por equipe e pelo ouro, prata e bronze individuais. Adestramento Brasil os entrevistou em vídeo, quando eles contaram o que significou para cada um deles estar nos Jogos representando o País.

“A viagem foi ótima. Foi a minha primeira vez, também de cavalo e cavaleiro. Uma experiência única”, contou Alexandre Fernandes dos Passos, que cuida do Fidel da Sasa JE, puro sangue lusitano, de propriedade de Jose Brito Eusebio e Nuno Eusebio, e montado por Paulo Cesar dos Santos. “Estou voltando com dois ouros, é ótimo, dá aquele arrepio, é maravilhoso”, completou.
Para Antônio Mota, a sensação em Assunção foi outra. “Tenho Sul-Americano na Argentina e Pan-Americano no Peru, mas ganhar o ouro é diferente. Não dá para comparar”, disse Antônio da Silva Mota, o tratador de Biso das Lezírias, cavalo lusitano de propriedade de Bárbara Laffranchi, montado por Vinicius Miranda e que conquistou, além do ouro por equipes, o bronze individual.
Também experiente em concursos internacionais, Ricardo Nascimento esteve a cargo do Corsário IGS, puro sangue lusitano, de propriedade de Sandra Regina Zecca e montado por Victor Trielli Ávila, ouro por equipe e prata individual. “É muito gratificante estar aqui, já participei de Pan-Americano, de Sul-Americano e graças a Deus estou voltando. É uma imensa gratidão, cavalos muito bem tratados na viagem, tivemos uma viagem espetacular”, relatou.
Assista à íntegra da entrevista na qual contam a experiência no evento e na viagem:
Adestramento Brasil é o principal meio de informação de dressage no País.
Gosta do jornalismo do site? Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam.
Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).