Até o momento, 21 nações se qualificaram para competir por equipes para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 nas categorias de salto, adestramento, CCE e paradressage. A França está automaticamente qualificada em todas as disciplinas como país anfitrião, ao lado da Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e Suécia, que também qualificaram com sucesso equipes em todas as quatro modalidades. O Brasil tenta vagas para adestramento, salto e CCE no Pan de Santiago e está à frente do Canadá no ranking que dita qual país competirá em paradressage.
No adestramento, faltam serem preenchidas três das 15 vagas restantes para as equipes. Duas delas vêm dos Jogos Pan-Americanos, quando carimbam os passaportes as duas equipes com melhor classificação dos grupos olímpicos D (América do Norte) e/ou E (Américas do Sul e Central) da FEI, excluindo-se os Estados Unidos já qualificados.
A outra vaga de equipe é reservada para a equipe com melhor classificação do grupo olímpico F (África e Oriente Médio) no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI de 2022 em Herning (DEN) ou um evento de Qualificação Olímpica Designado pela FEI do Grupo F de 2023 a ser redistribuído conforme processo de realocação de vagas de qualificação não utilizadas.
Três vagas foram recentemente preenchidas após o Campeonato Europeu, quando Áustria, Bélgica e Espanha foram as mais bem qualificadas e reservaram os seus bilhetes para Paris.
Já estavam qualificadas para os Jogos Olímpicos a França como país anfitrião e Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia, Holanda e Estados Unidos, que se classificaram nessa ordem no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI, realizado em 2022 em Herning (Dinamarca). A Polônia, pelo grupo C, conseguiu a vaga em Budapeste (Hungria), em junho. A Austrália garantiu a vaga pelo grupo G.
No paradressage, na alocação de classificação da equipe regional paraolímpica da FEI, a equipe com melhor classificação (não qualificada de outra forma) na lista de classificação da equipe paraolímpica da FEI de cada uma das seguintes regiões obterá quatro vagas de qualificação para os Comitês Paralímpicos Nacionais (NPC, na sigla em inglês): África, Américas, Ásia e Oceânia.
>>> Pan de Santiago: as regras dos Jogos que classificam para Paris 2024
Caso uma região não tenha uma equipe elegível, as vagas relevantes serão alocadas, independentemente da região, ao próximo NPC com melhor classificação (não qualificado de outra forma) na lista de classificação de equipes paraolímpicas da FEI.
Além disso, as duas equipes mais bem classificadas na lista de classificação de equipes paraolímpicas da FEI e não qualificadas de outra forma obterão, cada uma, quatro vagas de qualificação para seu NPC. A lista de classificação de equipes paraolímpicas da FEI, cobrindo o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, é uma classificação de equipes baseada nos melhores resultados de cada equipe em dois (2) eventos de qualificação somados.
Após o último CPEDI no Brasil, o país conseguiu ultrapassar o Canadá no ranking e está na disputa por uma vaga por equipes.




Uma resposta para “Paris 2024: 21 países têm equipes em todas as disciplinas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”