CPEDI e Campeonato Brasileiro fecham temporada 2023 de paraequestre

Os concursos internacionais de adestramento paraequestre 1*, 2* e 3*, realizados juntos com o Campeonato Brasileiro, em Anápolis (Goiás), fecharam a temporada 2023 da modalidade. O CPEDI 3* foi a última chance de o Brasil buscar a qualificação do País para levar uma equipe para os Jogos de Paris. Até 30 de novembro, o Canadá, principal rival, estava à frente com 833 pontos, enquanto o Brasil somava 814 no ranking paralímpico por equipes da FEI. No último CPEDI 3* do ano, sete conjuntos alcançaram os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês). O grau um foi o mais disputado com sete conjuntos e três alcançando MERs.


ACOMPANHA O SITE? GOSTA DO TRABALHO?

Fortalecemos a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.

Mas manter o site atualizado e realizar as coberturas exige muita DEDICAÇÃO.

Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com). Peça o mídia kit e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro!


Além disso, o CPEDI 3* é o nível que conta para obtenção de MER. Para ser elegível, os conjuntos devem ter alcançado pelo menos uma pontuação de sessenta e quatro por cento (64%) em um evento FEI de adestramento paraequestre de nível 3* (CPEDI 3) ou superior em uma competição individual ou por equipe entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022 ou tenham alcançado pelo menos uma pontuação de 64% em um CPEDI 3* ou superior em prova de grande prêmio teste A ou grande prêmio teste B de 1º de janeiro de 2023 a 19 de junho de 2024.

Os Estados Unidos já se classificaram por equipe no Mundial de Herning. A contabilidade final do ranking paralímpico por equipes da FEI ainda não saiu. Se o Brasil não classificar a equipe, os três melhores cavaleiros das Américas (sem contar os já classificados por equipe) no ranking paralímpico individual obtêm a vaga para seu país, sendo somente permitidos dois de uma mesma nação.

>>> Leia as regras para Paralimpíada de Paris 2024

No grau cinco do CPEDI 3*, Thiago Fonseca dos Santos competiu com dois animais e com ambos registrou MERs: com Caliscan JMen fez 65,897% no grande prêmio A e 66,535% no grande prêmio B e com SN Wonderboy pontuou 64,829% no GPA e 65,439% no GPB. Passou para o freestyle com Caliscan e finalizou sua participação no internacional com 65,358%.

No grau 4 do CPEDI 3*, competiram duas concorrentes. Bianca Cagliari de Paula montando Africano dos Pinhais obteve MERs com 64,028% no GPA, 64,730% no GPB e 56,667% no estilo livre, enquanto Luzete Pereira Fernandes com Aretha da Boa Vista pontuou 46,482% no GPA e 48,243% no GPB.

Também competiram duas concorrentes no grau três, mas nenhuma delas atingiu os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês): Ana Carolina Voltani Chaves montou Iodo V.O. para 62,889% no GPA, 58,889% no GPB e 64,345% no freestyle. Vinda dos Estados Unidos, onde mora, para tentar ajudar o Brasil a se classificar, Silvia do Valle se apresentou com o cavalo emprestado Zíper e pontuou 59,222% no GPA e 59,889% no GPB.

No grau dois, Marcos Fernandes Alves puxou os porcentuais para cima com Black, ao fazer 69,138% no GPA, 68,333% no GPB (alcançando MERs) e 68,823% no estilo livre. Flamarion Pereira Pereira da Silva com Boucheron não conseguiu índice, fechando o GPA com 63,333%, o GPB com 63,945% e 64,478% no freestyle. Livia de Sousa Silva montou Diamante WR e também não chegou ao MER com 53,966% no GPA e 56,611% no GPB.

E, finalmente, no grau um houve o maior número de competidores (sete) e com mais conjuntos obtendo MERs. Vera Lucia Martins Mazzalli ganhou o GPA com Zaco dos Pinhais ao pontuar 65,694%, seguida de Sergio Froes Ribeiro de Oliva com Africano dos Pinhais e 64,514% e Cleberson Leopoldino Antunes Palhano em terceiro com Danubio (64,305%). Os demais não registraram MERs: Maykon Douglas Marques Cardoso ficou em quarto com Lunas (60,764%) e em quinto com Loki (56,875%); Camila Fernanda Bueno e Iodo V.O. ficaram em sexto com 55,972% e Luiz Felipe Queiroz Menin em sétimo com Czar Visual com 53,750%.

No grande prêmio B, o pódio se alterou: Sergio Oliva venceu com 67,847%, Cleberson Palhano foi vice com 67,014% e Vera Mazzalli ficou em terceiro com 65,833%. Maykon Cardoso fechou em quarto com Loki (60,764%) e quinto com Lunas (60,139%); Luiz Menin foi sexto (58,403%) e Camila Bueno, sétimo (57,222%).

Apenas três conjuntos disputaram o freestyle, com vitória para Vera Mazzalli(68,489%), Cleberson Palhano em segundo (66,622%) e Maykon Cardoso com Lunas em terceiro (57,211%).

>>> Resultados – Gira | Programa

Brasileiro
Os resultados do CPEDI valeram para o Campeonato Brasileiro. Brasília foi a equipe campeã; São Paulo foi vice e uma equipe mista entre Paraná e Goiás foi terceiro. Confira os resultados individual e por equipes.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.