Faltam menos de 50 dias para o início dos eventos equestres nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando as três modalidades olímpicas — adestramento, hipismo completo e salto — estarão no centro das atenções nos jardins do Palácio de Versalhes. As competições equestres vão de 26 de julho a 6 de agosto. Já sabe como assistir? Está por dentro de quem representa o Brasil? Acompanhe todas as informações compiladas por Adestramento Brasil.
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Cronograma
26 de julho — chegada dos cavalos de adestramento, data que marca a cerimônia de abertura dos Jogos da XXXIII Olimpíada
28 de julho — primeira inspeção veterinária
30 de julho — provas começando às 11 horas Paris / 6 h Brasília
- Reinspeção veterinária (7 horas de Paris)
- Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)
31 de julho — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)
03 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Prazo para substituições (8 horas Paris / 3 h Brasília)
- Provas de grande prêmio especial — final por equipe (30 conjuntos)
- Cerimônia de premiação por equipe (15h30 Paris / 10h30 h Brasília)
04 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Segunda inspeção veterinária (7 horas Paris / 2 h Brasília)
- Provas de grande prêmio ao estilo livre com música (18 conjuntos)
- Cerimônia de premiação individual — 13h30 Paris / 8h30 Brasília
Local
As provas equestres ocorrem no Palácio de Versalhes, que, inicialmente, foi construído como um simples pavilhão de caça, mas abrigou a corte de Luís XIV, em 1682, e tornou-se o epicentro da realeza francesa. Em 1883, virou um museu nacional aberto ao público e foi o primeiro local francês a receber o estatuto de Património Mundial da UNESCO em 1979.
São cerca de dois mil acres de parque e uma arena temporária ao ar livre, ladeada por várias arquibancadas. De acordo com a Federação Equestre Internacional, apesar das condições climáticas desafiadoras, os trabalhos no local estão bem atualizados com todas as principais infraestruturas instaladas, incluindo, arenas de competição, de aquecimento e de treinamento, além de baias pré-moldadas em tendas. No momento, segundo a FEI, estão em andamento as reformas internas, incluindo, os estábulos em boxes, a clínica veterinária, o centro de imprensa e a parte do juiz.
Competidores
Serão um total de 15 equipes, somando 45 atletas, além de 15 competidores individuais. As equipes qualificadas são França, Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia, Holanda, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Espanha, Polónia, Canadá, Austrália, Portugal e Finlândia.
Outros 15 países serão representados por conjuntos dos países que receberam vagas alocadas através dos Grupos Olímpicos da FEI, eventos de qualificação e lista do Ranking Olímpico da FEI.
O prazo final para as federações nacionais enviarem à FEI os certificados de capacidade é 25 de junho, enquanto segunda-feira, 8 de julho, é o prazo para as inscrições definitivas. Até lá teremos a lista completa de cavalos e atletas de todas as modalidades, inclusive, os das listas de reserva.
Classificação
A disputa no adestramento começa com a prova de GP. Na terça-feira (30/07), entram em pista 30 conjuntos e no dia seguinte os 30 restantes — todos que estiverem passado na inspeção veterinária. As dez melhores equipes classificadas no grande prêmio, incluindo, as empatadas em décimo lugar, se classificarão para o grande prêmio especial, que começará às 10 horas no horário local (5 horas de Brasília) do dia 3 de agosto e decidirá as medalhas das equipes.
A segunda inspeção de cavalos de dressage terá lugar às 8 h do dia 4 de agosto e será seguida, às 10 horas, pelas provas de grande prémio freestyle. Esta é a competição final individual, aberta aos 18 conjuntos qualificados no grande prêmio da FEI.
Júri de campo:
- Presidente:
- Raphael Saleh (França)
- Membros:
- Henning Lehrmann (Alemanha)
- Isobel Wessels (Grã-Bretanha)
- Mariette Sanders (Holanda)
- Magnus Ringmark (Suécia)
- Michael Osinski (Estados Unidos)
- Susanne Baarup (Dinamarca)
O Painel Supervisor de Juízes será composto pelos membros:
- Andrew Gardner (Grã-Bretanha)
- Mary Seefried (Austrália)
- Henk van Bergen (Holanda)
Brasil
O Brasil compete no individual e não mais por equipe, porque não conseguiu entregar o certificado de capacidade para confirmar a cota do time, obtida com a medalha de prata nos últimos Jogos Pan-Americanos. Assim, ficou com uma vaga individual para Paris 2024.
Em janeiro, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou as regras para a seleção do conjunto que representaria o País. O processo seletivo para a vaga individual terminou em 3 de junho de 2024, com apenas João Victor Marcari Oliva com Feel Good cumprindo com as exigências da entidade. A dupla, que já tinha MER adentrar ao picadeiro em Versalhes, disputou quatro concursos internacionais (CDIs) em 2024.
>>> Acompanhe as seletivas nesta planilha de Adestramento Brasil
Competindo em CDIs no Brasil, Manuel Tavares de Almeida Neto com Ingênuo Interagro e Victor Trielli Ávila com Gabarito HI não alcançaram os índices. Renderson Silva de Oliveira e Fogoso Campline possuem MERs obtidos em 2023, mas não participaram do processo de seleção devido à lesão de Oliveira. O período para a obtenção dos índices para compor o MER individual vai de 1º de janeiro de 2023 a 24 de junho de 2024.
A CBH não divulgou oficialmente o conjunto, mas, como João Victor e Feel Good foram os únicos na disputa deste ano com MER, não resta dúvida da indicação.
Onde assistir
Os países têm emissoras que compraram os direitos de veicular as competições. No Brasil, o Grupo Globo e a Cazé TV podem transmitir os jogos. O Grupo Globo divulgou que terá uma cobertura multiplataforma com cerca de 400 profissionais envolvidos, 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti. As transmissões da Globo serão feitas entre 4h e 18h30, diariamente pela TV Globo. Além disso, quatro canais do SporTV e 45 sinais extraoficiais no GloboPlay, serviço de streaming do conglomerado de mídia, estarão com programação de Paris 2024.
Já a Cazé TV não respondeu ao questionamento de Adestramento Brasil com relação se passará as provas equestres. O canal é feito em parceria pelo streamer Casimiro Miguel e a LiveMode.
O Comitê Olímpico do Brasil informou este noticiário que não haverá transmissão pelo Canal Olímpico do Brasil. O COB também explicou que, quanto à PanAm, não tinham essa informação, mas como há detentores de direitos no Brasil, mesmo que eles tenham, será bloqueado no país.
Adestramento Brasil também questionou à FEI com relação à transmissão e obteve como retorno que tanto a FEITV e como a Clip my Horse não são detentoras dos direitos dos Jogos e, portanto, não vão transmitir as provas.
>>> Hub da FEI sobre Paris 2024
Foto: reprodução FEI



Uma resposta para “Contagem regressiva para Paris 2024: conheça detalhes das provas e saiba como assistir aos jogos”