Pode haver distorção das notas por causa da visão dos juízes?

Palavra_de_juizOs juízes estão localizados em diferentes pontos do picadeiro e, portanto, nem todos têm a visão da reprise. Natacha Waddell, juíza internacional 4*, responde a pergunta da amazona amadora nível preliminar que questionou se isto pode interferir nas notas.

Todos os juízes têm visão igual da reprise? Imagino que devido aos ângulos (em C é diferente que em B ou H) algumas figuras sejam mais bem vistas por determinado juiz. Pode haver distorção de notas por causa disto? Se sim, como é feita a compensação?

Natacha Waddell: Os juízes sentados em M, C e H têm uma visão parecida, não totalmente igual, mas parecida. Pode haver uma visão diferente, por exemplo, no ângulo das espáduas para dentro e dos apoios. No entanto, os três vão ter uma visão clara das encurvaturas.

Já os juízes sentados em E e B vão ter uma visão diferente comparada a dos outros três. Quando, por exemplo, se trata de espáduas para dentro ou de apoio, eles vão ter um visão muito boa da fluência do movimento, mas não tão boa dos ângulos ou do cruzamento dos membros. Já nos alongamentos, eles vão ter um visão ótima do engajamento etc.

Portanto, as notas dos juízes em M, C e H podem ser diferentes das notas dos juízes  em E e B por uma questão de posicionamento. Não existe “compensação”, porque o conjunto está sendo avaliado de todos os ângulos.

Os pontos fortes ou fracos estão sendo apontados de todos os lados. Se trata de uma possível diferença de nota por causa da posição do juiz, não uma distorção. Quando, por causa da posição, um juiz identifica um problema na execução, ele vai justificar a nota dada através dos comentários. Por isso que é muito importante de ler os comentários.

Os juízes formam uma equipe de três ou de cinco e, geralmente, a media das notas reflete a performance do conjunto.

Na seção Palavra de juiz, perguntas enviadas por leitores sobre julgamento e regulamento de provas são direcionadas a juízes de adestramento para que sejam respondidas. Tem alguma dúvida? Envie sua pergunta para a seção Palavra de juiz!

Quer receber as notícias por WhatsApp? Envie seu número para contato@adestramentobrasil.com ou (11) 999-619-909

Crédito foto: Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.