A segunda etapa da Copa de Adestramento do Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) mudou de data, passando de 7 de abril (sábado) para 8 de abril (domingo). A informação foi divulgada nesta terça-feira (13/3) pelo clube.
A prova terá início às 10 horas, um pouco mais tarde que o usual. As reprises a serem executadas na segunda etapa permanecem as de número 1. Os juízes previstos são Sônia Hanssen, Márcio Navarro de Camargo e André Ganc. As inscrições encerram-se impreterivelmente no dia 5 de abril de 2018 (quinta-feira) às 17 horas. Confira o programa atualizado aqui.
A primeira etapa da Copa CHSA 2018 ocorreu dia 24 de fevereiro e reuniu 41 conjuntos. A competição foi válida como 1ª etapa do campeonato paulista (CPA) e 1ª etapa do ranking da ABPSL. Um dos destaques da prova foi o aumento de participação na série média 1 amador. Foram oito conjuntos, um número superior à média das etapas de 2017. As séries elementar e preliminar amadores também tiveram disputa acirrada, com nove e sete concorrentes, respectivamente.
Luciana Simões Marques Ferrara, diretora de adestramento do CHSA, disse, em entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil, que acredita que a temporada 2018 de provas deverá ter aumento no número de concorrentes e com o nível técnico dos conjuntos melhorando a cada etapa.
Ela afirmou que vai manter o julgamento por três juízes nas etapas da Copa CHSA e elogiou a parceria da Federação Paulista de Hipismo com os clubes — desde o ano passado, a FPH está usando as provas das hípicas como etapas do campeonato paulista, o que aumentou a adesão dos concorrentes.
Luciana Marques também comentou sobre a realização de um campeonato de adestramento nacional (CAN) no CHSA e sobre a decisão do clube de liberar o uso de martingal e da rédea tiedemann no paddocke, na pista de prova, o uso da rédea tiedemann para as categorias estreante e iniciante.
Pelo regulamento da Copa CHSA (clique aqui para ler a íntegra), está liberado o uso de martingal e da rédea tiedemann no paddock e, na pista de prova, o uso da rédea tiedemann para as categorias estreante e iniciante.
Nas séries elementar, preliminar e média 1 na categoria profissional é permitido apenas o uso de bridão. Para amadores, foram liberadas outras embocaduras até a média 1 (inclusive), como pelhan e bridão Neco. Nas séries forte 1, forte 2 e especial (grande prêmio), é obrigatório o uso de freio-bridão a todos os concorrentes.

