FEI emite diretrizes sobre surto de influenza equina

A Federação Equestre Internacional (FEI) emitiu orientações para a comunidade equestre para proteger os cavalos e prevenir a transmissão da influenza equina. Os direcionamentos vêm após uma sequência de surtos do vírus confirmados na Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Nigéria, Reino Unido e nos Estados Unidos desde o inicio do ano.

A influenza equina é um vírus altamente contagioso que causa doenças respiratórias em cavalos. O vírus é endêmico para a maioria dos países e os surtos podem ter um impacto severo na indústria equina, resultando potencialmente em restrições à movimentação de cavalos e em eventos cancelados.

Em nota, o diretor veterinário da FEI, Göran Åkerström, afirmou que vacinar cavalos contra a influenza equina é fundamental para combater a disseminação da doença. “É importante que todos os cavalos sejam vacinados, independentemente de competirem ou entrarem em contato com outros cavalos, mas também existem medidas de biossegurança que devem ser implementadas, incluindo as melhores práticas de higiene”, assinalou.

Todos os cavalos da FEI devem ter um histórico de vacinação atualizado em seus passaportes e verificações são realizadas na entrada de todos os eventos da FEI.

O vírus é transmitido pelo ar e pode se espalhar por até dois quilômetros, dependendo das condições ambientais, sendo facilmente transmitido entre cavalos que estão em contato próximo. A orientação é que qualquer cavalo que exiba algum sinal de doença não deve sair do local.

A FEI apontou que há um retorno do vírus clade 1. Os cavalos vacinados sofreram apenas leves sinais clínicos da doença e se recuperaram rapidamente, mas os cavalos não vacinados foram muito mais gravemente afetados.

Confira os documentos da FEI:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.