Ainda no início da temporada 2019, a 2ª etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento, batizada de VQ Jóias e válida para o Troféu Eficiência, rendeu a quatro conjuntos baterem o recorde de notas em quatro séries e categorias distintas. A prova, realizada dia 24 de março, teve 64 inscritos, sendo apenas 15 profissionais. As séries estreante escola, elementar profissional e média 1 amador foram as mais disputadas com 15, cinco e sete competidores em cada.
Depois do sucesso no ano passado, Adestramento Brasil seguirá contabilizando as notas mais altas obtidas por conjuntos em provas oficiais de federações e da Confederação Brasileira de Hipismo. O objetivo com o compilamento dos dados é fornecer de maneira clara um panorama de como está a evolução dos conjuntos ao longo da temporada.
Na Copa Santo Amaro, que marcou o início da temporada 2019 do Troféu Eficiência, novos recordes ocorreram na iniciante amador, elementar amador, elementar profissional e forte 2, mas, nesta última, ainda não havia registro de recorde.

Para efeito do recorde do ano, serão consideradas apenas provas oficiais de federações, como o Campeonato Paulista e o Ranking Gaúcho, e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), como concursos nacionais de adestramento (CAN), Campeonato Brasileiro (CBA) e Taça Brasil.
Para este ano, o site vai expandir a cobertura, acrescentando as séries iniciante e a categoria júnior (média 2), que se somarão às séries de elementar a especial, nas categorias amador e profissional.
Apenas serão computados os resultados publicados em documentos oficiais. No entanto, cabe ressaltar que poucas federações e clubes divulgam os resultados nos sites e/ou enviam para a imprensa. Não serão válidas as provas internacionais.
Foto: Carol Chemin