O apoio ao trote é introduzido nas reprises na série média 2, com figuras exigindo que o conjunto execute um meio círculo de dez metros saindo no apoio. Mas como fazer o movimento sem perder a impulsão e com corretos alinhamento, encurvamento, fluência, cruzamento dos membros, engajamento e autossustentação? A dúvida, enviada por leitora amadora, foi respondida pela cavaleira profissional Pia Aragão.
Pia Aragão é uma das mais reconhecidas amazonas brasileira. Entre seus títulos, destacam-se ser a única finalista brasileira do Pan-Americano de 2003, na República Dominicana, montando BF Phantom, e vice-campeã sul-americana de adestramento individual e por equipe com Nirvana Interagro em 2004. Confira as dicas:
“Para fazer esta figura, é preciso fazer um treino em etapas. O apoio é o produto final. Para fazer o apoio, você tem de saber fazer um círculo pequeno, manter cavalo na encurvatura, no ritmo e que ele ‘se forme’ na forma do círculo, ou seja, ele vai encurvar nas costelas, dobrando as costelas e reflexionando o nariz. Ele tem de conseguir manter o equilíbrio e o ritmo no círculo.
Você também tem de fazer espádua adentro e travers na parede. Depois você vai juntar tudo isto.
O meio círculo é a preparação para a entrada para o apoio. Para fazer o meio círculo, saindo no apoio, você vai apontar a frente do cavalo — a espádua, a cabeça e o pescoço — para a letra que está no final da linha do apoio. Ele tem de andar tipo reto, mas encurvado nas costelas e, por isto, os posteriores andam um pouco de lado nesta diagonal.”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com