O apoio é um movimento lateral do cavalo, em duas pistas, para frente e para o lado como no exercício de travers, porém, não mais na parede e sim pelas linhas das diagonais (pequenas ou grandes) ou partindo da linha do meio do picadeiro para a parede, ensina Ingrid Borghoff Troyko no capítulo 14 do “Manual de Equitação Fundamental“, obra que Adestramento Brasil está publicando.
Troyko ressalta que o cavalo deve estar executando bem a espádua para dentro e o travers para iniciar o apoio. Segundo a amazona e treinadora, colocação, encurvatura e cadência corretas mantidas até o final do movimento, bem como trabalho de posteriores e anteriores equivalentes são características de um bom apoio.
Ela aponta ainda como essencial para um apoio de qualidade a nítida impulsão vindo dos posteriores com sustentação e leveza dos anteriores, amplo cruzamento dos membros, ação das espáduas, muita elasticidade, leveza e atividade, vontade de andar para frente, ou seja, engajamento dos posteriores e sustentação do posterior interno. Além disso, a cadência da andadura, antes, durante e depois do apoio, deve ser a mesma.
Em 1975, Ingrid Troyko conquistou medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México; em 1972, foi vice- campeã do Torneio Internacional de Aachen na prova do grande prêmio; e, em 1979, obteve o terceiro lugar por equipes nos Jogos Internacionais de Puerto Rico. A amazona e instrutora de equitação foi também cinco vezes campeã brasileira e obteve várias colocações em competições internacionais na Alemanha, além de ter atuado como juíza internacional de adestramento da Federação Equestre Internacional.
O conteúdo do livro é indicado para cavaleiros e instrutores e atende a todos que queiram aperfeiçoar as técnicas de montaria, com temas de interesse para qualquer modalidade hípica, ensinamentos sobre como trabalhar o cavalo e o cavaleiro corretamente na base e informações técnicas sobre o adestramento básico até o nível médio.
Assim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo.