15 livros sobre adestramento para ler na quarentena

Neste momento em que as pessoas se resguardam para tentar controlar o avanço do Covid-19, os livros são uma boa companhia — e ajudam a aperfeiçoar a equitação. Angela Marchi, criadora de cavalos para adestramento, salto e CCE do Haras da Essência, preparou uma lista comentada de livros que inclui as principais obras clássicas do adestramento.


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


A lista inclui três títulos da Federação Nacional Alemã que representam clássicos do adestramento. Confira as indicações:

Tug of War: Classical Versus “Modern” Dressage, Dr. Gerd Heushmann: é um livro muito importante para se entender o que se está fazendo e por quê; e para aprender fazer as escolhas dos métodos a serem aplicados.

Lungeing, German National Equestrian Federation

The Principle of Riding, German National Federation

Advanced Techniques of Dressage, German National Federation

Dressage with Kyra, Kyra Kyrkluns and Jytte Lemkow: é uma equitação não tão clássica, mas que todo mundo ama e, no livro, ela explica como fazer as coisas, o que está errado e o que está certo.

Klaus Balkenhol: The man and his Training Methods, Britta Schoffmann: o livro aborda o método de Klaus Balkenhol, que é comprovado e é clássico. O método tem muito a ver com o do Gerd Heushmann, eles têm a mesma linha de pensamento.

The Simplicity of Dressage, Johann Hinnemann & Coby van Baalen

Dressage Masters: Techniques and Philosophies of Four Legendary Trainers, David Collins: é um livro fantástico, porque junta quatro grandes treinadores, com fotos, ilustrações e mostra uma equitação que pode ser considerada moderna, além de explicar o porquê de, algumas vezes, o moderno não é o correto para o animal e não é o que vai preservar a saúde dele. É bastante interessante.

Debbie McDonnald – Riding Through, Debbie Mcdonald & Nancy Jaffe: tanto este livro da Debbie quanto o da Isabel mostram o que tem de fazer e como; o que pode dar errado, dar certo, o que se pode corrigir. Gosto muito da Debbie, porque ela é uma pessoa de estatura muito baixa [1,52 m] e ela consegue, de uma maneira clássica, porque ela montou com o Klaus, mostrar que você não precisa amarrar, usar embocaduras fortes e uma série de coisas para se conseguir fazer as coisas. E lembrando que foi ela que colocou o Verdades aonde ele chegou, como o melhor cavalo dos Estados Unidos. Gosto muito da equitação da Debbie.

Cavalletti for Dressage and jumping, Ingrid Klimke and Reiner Klimke: a Ingrid é a única amazona que está na equipe alemã tanto no CCE quanto no adestramento. Nesta obra, ela fala da importância do cavalete para você fazer cavalo; e isto é o clássico.

The complete training of Horse and Rider, Alois Podhajsky: este é livro é o clássico. Alois Podhajsky era cavaleiro da escola de Viena. Todo mundo deveria ler; faz parte dos clássicos que você tem de ir atrás, saber.

Dressage School, A sourcebook of movements and tips demonstrated by Olympian Isabel Werth, Britta Schoffman

The Gymnsium of the Horse, Gustav Steimbrecht

The Dressage Horse/Das Dressurpferd, Harry Boldt

Tanto o livro de Steimbrecht como o de Boldt são clássicos, mas é uma literatura para quem tem um certo conhecimento já, porque é mais pesada. Mas acho que, se você quer ir a fundo no adestramento, é fundamental ler. E no livro de Boldt tem a questão de fotos que é fundamental e o livro é lindo.

Como seu cavalo se movimenta, Gillian Higgins com Stephanie Martin (PDF gratuito na biblioteca do site do BH)

Leia mais:
Dicas de leitura sobre adestramento

Uma resposta para “15 livros sobre adestramento para ler na quarentena”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.