15 livros sobre adestramento para ler na quarentena

Neste momento em que as pessoas se resguardam para tentar controlar o avanço do Covid-19, os livros são uma boa companhia — e ajudam a aperfeiçoar a equitação. Angela Marchi, criadora de cavalos para adestramento, salto e CCE do Haras da Essência, preparou uma lista comentada de livros que inclui as principais obras clássicas do adestramento.


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


A lista inclui três títulos da Federação Nacional Alemã que representam clássicos do adestramento. Confira as indicações:

Tug of War: Classical Versus “Modern” Dressage, Dr. Gerd Heushmann: é um livro muito importante para se entender o que se está fazendo e por quê; e para aprender fazer as escolhas dos métodos a serem aplicados.

Lungeing, German National Equestrian Federation

The Principle of Riding, German National Federation

Advanced Techniques of Dressage, German National Federation

Dressage with Kyra, Kyra Kyrkluns and Jytte Lemkow: é uma equitação não tão clássica, mas que todo mundo ama e, no livro, ela explica como fazer as coisas, o que está errado e o que está certo.

Klaus Balkenhol: The man and his Training Methods, Britta Schoffmann: o livro aborda o método de Klaus Balkenhol, que é comprovado e é clássico. O método tem muito a ver com o do Gerd Heushmann, eles têm a mesma linha de pensamento.

The Simplicity of Dressage, Johann Hinnemann & Coby van Baalen

Dressage Masters: Techniques and Philosophies of Four Legendary Trainers, David Collins: é um livro fantástico, porque junta quatro grandes treinadores, com fotos, ilustrações e mostra uma equitação que pode ser considerada moderna, além de explicar o porquê de, algumas vezes, o moderno não é o correto para o animal e não é o que vai preservar a saúde dele. É bastante interessante.

Debbie McDonnald – Riding Through, Debbie Mcdonald & Nancy Jaffe: tanto este livro da Debbie quanto o da Isabel mostram o que tem de fazer e como; o que pode dar errado, dar certo, o que se pode corrigir. Gosto muito da Debbie, porque ela é uma pessoa de estatura muito baixa [1,52 m] e ela consegue, de uma maneira clássica, porque ela montou com o Klaus, mostrar que você não precisa amarrar, usar embocaduras fortes e uma série de coisas para se conseguir fazer as coisas. E lembrando que foi ela que colocou o Verdades aonde ele chegou, como o melhor cavalo dos Estados Unidos. Gosto muito da equitação da Debbie.

Cavalletti for Dressage and jumping, Ingrid Klimke and Reiner Klimke: a Ingrid é a única amazona que está na equipe alemã tanto no CCE quanto no adestramento. Nesta obra, ela fala da importância do cavalete para você fazer cavalo; e isto é o clássico.

The complete training of Horse and Rider, Alois Podhajsky: este é livro é o clássico. Alois Podhajsky era cavaleiro da escola de Viena. Todo mundo deveria ler; faz parte dos clássicos que você tem de ir atrás, saber.

Dressage School, A sourcebook of movements and tips demonstrated by Olympian Isabel Werth, Britta Schoffman

The Gymnsium of the Horse, Gustav Steimbrecht

The Dressage Horse/Das Dressurpferd, Harry Boldt

Tanto o livro de Steimbrecht como o de Boldt são clássicos, mas é uma literatura para quem tem um certo conhecimento já, porque é mais pesada. Mas acho que, se você quer ir a fundo no adestramento, é fundamental ler. E no livro de Boldt tem a questão de fotos que é fundamental e o livro é lindo.

Como seu cavalo se movimenta, Gillian Higgins com Stephanie Martin (PDF gratuito na biblioteca do site do BH)

Leia mais:
Dicas de leitura sobre adestramento

3 respostas para ‘15 livros sobre adestramento para ler na quarentena’

    1. Olá, Arnaldo, muito obrigada pelo comentário e interesse. Adestramento Brasil é um site, não temos revista. O conteúdo é aberto aos leitores e pedimos aos que apreciam e gostam das matérias, entrevistas e vídeos que colaborem por meio de contribuições pelo PayPal.

      Você pode usar o link: https://www.paypal.com/donate/?token=3bXPLpv2Ok21YVfcFhi36iEV1YpJoDFNEyW2z_2GBcOnObDUZjku4WTzMQD4v5II0n4IdW&country.x=BR&locale.x=BR

      Muito obrigada
      Roberta

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.