Com participação de atletas e três candidatos, Paulo Wanderley se reelege presidente do COB

Paulo Wanderley foi reeleito como o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o próximo quadriênio (2021-2024). A eleição está sendo classificada como a mais democrática do COB, uma vez que teve participação histórica de atletas e três candidatos na disputa. Concorreram ao cargo de presidente da entidade Helio Meirelles, Paulo Wanderley e Rafael Westrupp. Além da inédita inscrição de três chapas, o pleito deste ano ficou marcado pela participação da Comissão de Atletas do COB com direito a 12 votos.

A chapa Força é União, composta também pelo vice-presidente Marco La Porta, obteve 26 dos 48 votos possíveis e venceu o pleito realizado na última quarta-feira, 7/10, no Rio de Janeiro. Já as chapas COB+Forte (Rafael Westrupp/Emanuel Rego) e Vem Ser (Helio Meirelles Cardoso/Robson Caetano) terminaram com 20 e 2 votos, respectivamente.

Em pronunciamento logo após a vitória, Paulo Wanderley afirmou: “Vivenciar um momento como o de hoje me emociona verdadeiramente e me faz lembrar toda a trajetória de 2017 para cá, o quanto construímos juntos. Isso por si só já é uma vitória. Se atualmente vivemos a democracia no COB, se tivemos pela primeira vez em décadas três chapas concorrendo à presidência, se tivemos a participação maciça e fundamental de atletas na tomada da decisão, isso foi fruto da reforma estatutária que conduzi como presidente desta entidade”.

Além da Comissão de Atletas, que, pela primeira vez teve direito a 12 votos na Assembleia, a votação contou ainda com 34 representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas e dois membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), totalizando 48 votantes. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) não enviou representante.

Paulo Wanderley assumiu a presidência do COB em 11 de outubro de 2017.

Foto: divulgação Miriam Jeske/COB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.