CBH elege nova presidência e conselho de administração em novembro

A Confederação Brasileira de Hipismo elege, de forma indireta, os cargos de presidente e vice-presidente para o quadriênio 2021-2024 e os membros do conselho de administração, no próximo dia 30 de novembro. Votam as 19 federações estaduais filiadas à CBH e os representantes dos atletas. Os candidatos devem formalizar suas candidaturas até 30 de outubro. Até o momento, Barbara Laffranchi e o atual presidente da entidade, Ronaldo Bittencout, são conhecidos como pré-candidatos.

Cada entidade filiada tem tantos votos quantos resultares da soma do número total de selos de passaportes de cavalos registrados na sua jurisdição com o número total de cavaleiros que tenham disputado concurso nacional. Levam em conta selos e cavaleiros registrados no decurso todo o ano anterior, não se levando em conta os selos de passaporte de cavalos pertencentes aos poderes públicos.

O número de votos de cada entidade fica limitado à metade da média nacional, apurada em 31 de dezembro de 2019. Está garantida a participação dos atletas (por meio dos representantes) em quantidade de votos correspondente a um terço do colégio eleitoral constituído de todos os filiados.

A votação para presidente e vice-presidente se dá com voto aberto e poderão votar os representantes das entidades filiadas e os representantes dos atletas. O voto é único e intransferível

No caso de presidente e vice, ganha a chapa que obtiver o maior número de votos. Em caso de empate em uma votação, haverá uma segunda votação entre os colocados em primeiro lugar. Se, após a nova votação, se verificar outro empate, será considerado eleito, entre os candidatos que empataram, o mais idoso, nos termos estabelecido no Estatuto da CBH, artigo 34º §2º.

Serão eleitos para membros do Conselho de Administração, nos termos estabelecidos no Estatuto da CBH, até cinco representantes de entidades filiadas, sendo um de cada uma das seguintes regiões Centro-Oeste, Norte-Nordeste, Sul, Sudeste e um representante mais votado; e até dois membros independentes mais votados.

Normalmente, por este critério, as federações de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul computam o maior número de pontuação.

Os cavaleiros e amazonas eleitos e que compõem o quadro atual dos representantes dos atletas são: Jorge Luiz Passamani, Sergio Castanyde Fiori, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Eduardo Xavier Barreto, Marcos Fernandes Alves, Yara Amaral Fernandes e Marcio Appel.

A posse dos membros eleitos será dada no dia 1º de janeiro de 2021.

Candidatos
Em junho, a pré-candidata Barbara Laffranchi concedeu uma entrevista ao Adestramento Brasil (veja aqui) na qual comentou algumas de suas propostas, tais como o uso de educação a distância para formar professores, juízes e levar conhecimento a praticantes em todos os lugares do Brasil, fomentar a base e estabelecer critérios claros para a escolha de representantes da equipe brasileira.

Barbara Laffranchi foi técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica entre 1994 e 2004. Ela afirma que busca aliar sua experiência passada em gestão esportiva ao conhecimento com educação a distância — a família foi dona da Universidade Norte do Paraná (Unopar), vendida para Kroton — para aperfeiçoar a conduta do hipismo no Brasil. Mais recentemente, a amazona falou ao portal UOL quando, inclusive, respondeu sobre sua relação com Leandro Silva, treinador de seus cavalos.

O atual presidente da entidade, Ronaldo Bittencout, também se declarou pré-candidato. Em entrevista em vídeo à revista Horse (assista aqui) — Adestramento Brasil não obteve retorno do pedido de entrevista —, Bittencout afirmou que passou quatro anos arrumando a casa, na parte administrativa, gestão e agora a CBH está “em nível de excelência e governança muito bom”.

Leia os documentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.