As provas do Campeonato Brasileiro, da Taça Brasil e do CDI 3*, realizadas de 26 a 29 de novembro, na Sociedade Hípica Paulista, marcam a estreia de um sistema informatizado adotado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que aponta, praticamente em tempo real, os resultados dos conjuntos, bem como mostra o detalhamento das notas individualmente.
Acompanhe todas as notícias do Campeonato Brasileiro, Taça Brasil e CDI 3* 2020
O Gira foi testado no Desafio Brasil de Brasília (21 e 22 de novembro) e agora, de acordo com a diretora de adestramento da CBH, Sandra Smith, poderá ser usado para competições tanto nacionais, chanceladas pela entidade, quanto estaduais e rankings. “Nós compramos uma licença anual e a CBH vai permitir, sem custo, que todas as federações possam usar o sistema”, disse. A licença vale até o fim de 2021.
“O sistema é fácil de usar, muito transparente e a nota sai rapidamente. Ele também guarda todo o histórico do atleta, então, é muito importante, quando cadastrar, colocar e-mail e número ID CBH certinhos”, explicou. Assim, o atleta poderá resgatar notas de provas passadas. As súmulas, segundo Smith, ficarão no sistema, permitindo consultas futuras. O Gira armazena ainda o histórico de notas dos juízes.
No CBA, Taça Brasil e CDI 3*, a CBH optou por adotar o sistema e manter o método antigo, em papel, como backup. Ordens de entrada e resultados podem ser acompanhados pelo Gira (acesse a página do Campeonato). É possível ainda verificar as notas dos conjuntos por figura dos conjuntos, basta clicar no porcentual final na página de resultados.