FEI condena invasão da Ucrânia, remove eventos e proíbe participação de atletas, cavalos e oficiais russos e bielorrussos

ATUALIZADA – O Conselho Executivo da Federação Equestre Internacional condenou, por unanimidade, a invasão da Ucrânia pelas forças militares russas e, seguindo a declaração do Comitê Olímpico Internacional (COI), de 25 de fevereiro de 2022, removeu todos os eventos equestres internacionais na Rússia e Bielorrússia. Nesta quarta (02/03), a FEI emitiu novo comunicado passando a proibir a participação de todos os atletas, cavalos e oficiais russos e bielorrussos em eventos internacionais. A proibição passa a valer no próximo domingo (06/03).

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

No hipismo, o Conselho Executivo da FEI decidiu, em 28 de fevereiro, remover todos os eventos equestres internacionais na Rússia e na Bielorrússia que constavam no calendário de 2022 da federação. Segundo a FEI, a medida está respaldada pelos artigos 112.3 do Regulamento Geral da FEI e 28.2 VI dos Estatutos da FEI.

Além de remover todos os eventos da Rússia e Bielorrússia, o Conselho Executivo da FEI também concordou por unanimidade em congelar todas as atividades de solidariedade e desenvolvimento da FEI e cancelar ou realocar, sempre que possível, os cursos FEI para oficiais programados para serem realizados na Rússia e Bielorrússia em 2022 .

O Conselho Executivo solicitou ainda que o Conselho da FEI considerasse uma Resolução do Conselho de Emergência abordando a recomendação do COI de proibir a participação de todos os atletas e oficiais russos e bielorrussos. A decisão ocorreu após o término do CHI Al Shaqab, cujo CDI 5* teve, entre os membros do júri, a juíza internacional 5* Irina Maknami, da Rússia.

Em nota, a FEI afirmou que continuará monitorando a situação e comunicará as decisões tomadas pela diretoria nos próximos dias.

Ajuda – Durante a reunião, o Conselho Executivo também aprovou a alocação de 1 milhão de francos suíços do Fundo de Alívio de Solidariedade da FEI (FEI Solidarity Relief Fund) para a comunidade equestre na Ucrânia. A FEI afirmou que está em estreita colaboração com a Federação Ucraniana e os países vizinhos para facilitar e coordenar o apoio logístico, bem como a ajuda financeira.

Em nota, o presidente da FEI e presidente do Comitê de Solidariedade da FEI, Ingmar De Vos, disse que todos da FEI estão profundamente preocupados com o bem-estar de todos os ucranianos e de toda a comunidade equestre na Ucrânia e que a segurança deles é prioridade. “Estamos em estreita colaboração com nossos principais contatos na Ucrânia e nos países vizinhos para buscar soluções para suas necessidades mais urgentes”, disse na nota.

Várias federações esportivas internacionais e continentais começaram a impor sanções à Rússia e aos atletas daquele país. Algumas punições se estendem a Belarus, aliada do presidente russo Vladimir Putin.

Novas proibições – Nesta quarta-feira (02/03), a FEI voltou a emitir comunicado acerca da guerra na Ucrânia. A entidade máxima do hipismo internacional determinou a proibição de atletas, cavalos e oficiais russos e bielorrussos de participar dos eventos da FEI até novo aviso. A FEI também passou a excluir a possibilidade de atletas russos e bielorrussos (equinos e humanos) e oficiais de participarem de eventos da FEI sob a bandeira da FEI e/ou em capacidade neutra.

A proibição entra em vigor a partir da meia-noite (CET) de domingo, 6 de março de 2022, de modo que que os eventos da FEI já em andamento ou prestes a começar não sejam indevidamente interrompidos.

A resolução também proíbe, com efeito imediato, a exibição de bandeiras russas e bielorrussas ou seus hinos tocados em, ou em conexão com, quaisquer eventos da FEI.

Na nova nota à imprensa, Ingmar De Vos disse que é “lamentável que a FEI precise tomar medidas tão severas, mas precisamos garantir a segurança, integridade e justiça das competições da FEI durante esses tempos difíceis. Esperamos sinceramente que uma solução pacífica possa ser encontrada o mais rápido possível”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.