O concurso de adestramento nacional (CAN) em comemoração aos cem anos da missão militar francesa no Brasil levou 40 conjuntos para a disputa no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas — Dragões da Independência, em Brasília (DF). As competições, realizadas de 8 a 10 de abril, tiveram entre as séries concorridas a preliminar e a forte 1, ambas na categoria amador.
“O Campeonato comemorativo aos 100 anos da Escola de Equitação teve o patrocínio da embaixada da França e Poupex e foi muito bem organizado. Contamos, na abertura, com a apresentação do carrossel militar e tivemos a presença de diversas autoridades, que abrilhantaram sem dúvida o evento”, destacou a diretora de adestramento e paraequestre da FHBr, Rafaela Gasparotto Orlandini.
As provas foram julgadas por Márcio Navarro de Camargo (presidente do júri), Sonja Elizabeth Hansen, Bruno Muniz Magalhães e Paulo Teixeira (DF).
Sonja Hansen destacou a quantidade de conjuntos, entre civis e militares, a organização e participação minimirins e mirins, o que “é bom sinal de que o adestramento está crescendo na base em Brasília”, disse ao Adestramento Brasil. “Sempre se pode melhorar, mas eles estão no caminho certo, então, é só continuar. Em geral, as notas não foram diferentes comparadas a outros eventos”, completou a juíza.
Para Rafaela Gasparotto Orlandini, houve uma disputa acirrada na maior parte das séries, mas com ambiente onde o espírito esportivo prevaleceu. “Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências. Destaque para a participação da nova geração com mirins e minimirins que apresentaram reprises muito bem executadas, além da delegação do Rio de Janeiro”, contou.
08 a 10 de abril — RGC (Brasília)
- Concurso nacional de adestramento (CAN), comemorativo aos 100 anos da Escola de Equitação do Exército => Programa | Ordem de entrada: 09/04 e 10/04 | Página no Gira | Resultados: 09/04 e 10/04
Foto: divulgação