GP especial do Mundial de Herning consagra Charlotte Fry e Glamourdale

Com cavalos jovens, uma nova geração brilhou no Campeonato Mundial de Herning 2022, nesta segunda (08/08), quando 29 conjuntos (houve uma desistência) disputaram o grande prêmio especial. Foi uma competição acirrada, definida entre os últimos conjuntos que entraram e quando a britânica Charlotte Fry e o garanhão preto Glamourdale pontuaram 1,186 ponto porcentual a mais que a anfitriã e ouro no GP Cathrine Laudrup-Dufour com Vamos Amigos e, assim, levaram o ouro. A holandesa Dinja van Liere ficou com o bronze com o garanhão Hermes.

Adestramento Brasil já tem 5 anos! Gosta do jornalismo do site?
Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam.
Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).

Todos aguardavam os últimos conjuntos a entrar no estádio Stutteri Ask, que era de futebol e foi transformado em uma arena para receber as competições hípicas (veja vídeo). Não é por menos: a cada apresentação, o pódio do grande prêmio especial, até então, liderado por Benjamin Werndl e Famoso OLD (78,237%), poderia mudar.

Depois do intervalo — que contabilizou ainda o tempo do forfait de Frederic Wandres com Duke of Britain FRH — Dinja van Liere e Hermes, pela Holanda, tomaram a liderança (79,407%), mas foi pouquíssimo tempo. Até a próxima concorrente, a dinamarquesa Cathrine Laudrup-Dufour pontuar 81,322% com Vamos Amigos. E, outra vez, o pódio mudou: penúltima a competir, a britânica Charlotte Fry levou Glamourdale ao ouro no GPS, após uma apresentação que fez o público radiante, pontuando 82,508%.

“Eu realmente senti que tinha que fazer algo extra hoje, porque entramos logo depois de Cathrine e tentamos o nosso melhor. Eu realmente ouvi a multidão fazendo barulho no meu galope de trabalho e foi incrível. Ontem, tive problemas com as piruetas, mas a Isabell Werth me deu algumas dicas para trabalhar e hoje foi muito melhor. Ela [Werth] é simplesmente a melhor, uma pessoa muito legal e é meu ídolo desde criança. Glamourdale é nada menos que incrível e ainda assim há tantas coisas que eu sei que podemos trabalhar para melhorar. É apenas sua primeira temporada”, disse Fry.

Medalha de prata Cathrine Laudrup-Dufour, lamentou que perdeu pontos na mudança a dois tempos, mas avaliou que fez uma prova melhor nessa segunda. “Vamos foi realmente fantástico na pista, nos divertimos imensamente e a multidão fez um trabalho muito bom me apoiando na arena. De certa forma, tento trazer à tona a sensação que tive em Cassidy em meus outros cavalos. Vamos Amigos é um castrado muito fofo e ele adora o estádio, o público e toda a atmosfera”, ponderou a dinamarquesa.

Última a entrar em pista, Isabell Werth ficou em quarto lugar com DSP Quantaz e 79,073%. Seu compatriota Werndl fechou o GPS em quinto e Charlotte Dujardin com o novato Imhotep, de nove anos, ficaram em sexto lugar com 77,523%.

Ao comentar sua apresentação, Werth afirmou estar super feliz e disse que Quantaz fez o seu melhor GP especial. “Apenas um pequeno passo errado. Eu não esperava chegar em primeiro, então, isso é ótimo. Hoje, assumi todos os riscos que pude. Ele estava comigo e focado. Eu esperava que Charlotte ganhasse, eles são super juntos. Sem erros, eles são difíceis de vencer. Como não tenho nada a perder, tentarei um estilo livre novo e não testado na quarta-feira”, adiantou a rainha do adestramento.

Medalha de bronze, Dinja van Liere contou que Hermes ficou um pouco impressionado com a arena. “Mas tínhamos um trabalho a fazer, e ele o fez, embora se assustasse um pouco. Ele é um palhaço; ele é realmente entusiasmado. Ele é tão divertido de trabalhar e muito talentoso. Minha treinadora, Rieky Young, também me ajuda como treinadora mental, pois sou bastante nova nesse nível”, avaliou a holandesa.

Brasil — Pela primeira vez, o Brasil passou para a segunda fase de competições do Mundial. João Victor Marcari Oliva fez história no Campeonato Mundial de Adestramento de Herning, na Dinamarca. Ele não apenas foi o primeiro representante do Brasil a passar para a segunda fase da competição, como bateu seu recorde pessoal em prova de grande prêmio especial: 73,313% com o puro sangue lusitano Escorial Horsecampline, fechando o GPS em 21º lugar. Antes disso, a maior pontuação do conjunto em GPS em provas cinco estrelas havia sido no CDIO 5* de Aachen, neste ano, com 70,830% (no CDI 4* de Aachen de 2021, o conjunto fez 72,979%). Leia aqui.

Texto com informações da FEI

Fotos: divulgação FEI / Leanjo de Koster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.