Paulo Cesar dos Santos: “Trabalhe, acredite e sempre aprenda com as derrotas”

Paulo Cesar dos Santos e Fidel da Sasa JE vêm de uma trajetória de fortes disputas para integrar a equipe brasileira de adestramento. Em 2019, o conjunto disputou os CDIs 3* que serviram como seletivas para escolha do Time Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Lima, mas não acabou selecionado. No ano seguinte, início da pandemia, Santos trabalhou em casa focado em evoluir o Fidel. Foi campeão brasileiro sênior em 2020 e vice-campeão em 2021 — sempre com Fidel. Agora, nas seletivas para o Odesur do Paraguai, o conjunto obteve o maior número de vitórias nas seletivas. Conheça, na entrevista a seguir, um pouco do cavaleiro da Fazenda Sasa.

Adestramento Brasil — Como você começou a montar? Quantos anos tinha, onde foi, alguém incentivou?
Paulo Cesar dos Santos —
Comecei a montar desde pequeno, incentivado por meu pai. Eu tinha seis anos e foi em uma fazenda na lida de gado.

Por que optou pelo adestramento? Quando foi?
Fui para a SASA em 2004. Era uma coisa nova pra mim; muito diferente, mas, algum tempo depois, comecei a competir e já me identifiquei muito com o adestramento.

Durante os anos montando, quais foram seus principais desafios e conquistas? Quais foram as melhores oportunidades e o que te deixou mais feliz nestes anos?
Os principais desafios foram aprender junto com os cavalos. Era muita coisa para se juntar. Eu aprendia no dia a dia; e sempre com muita vontade. As melhores oportunidades são as de poder mostrar nosso trabalho bem feito e conseguir superar nossas expectativas. De conquistas, sem dúvida é integrar o Time Brasil. Eu fui de um sonho a um objetivo; e o concluí. E também ter sido campeão Brasileiro dentro de um CDI foi muito emocionante para mim.

Nota da redação: em 2020, o Campeonato Brasileiro sênior foi realizado junto com um CDI 3* na Sociedade Hípica Paulista. Paulo Cesar dos Santos ganhou os três dias de provas, sagrando-se campeão brasileiro sênior com Fidel da Sasa JE. O conjunto fechou o campeonato com média de 69,804%, após ter feito 69,529% de nota final na São Jorge; 69,088%, na intermediária 1 e 70,795% no kür. À época, o cavaleiro da Sasa disse em entrevista (reveja aqui) que um dos objetivos era o Sul-Americano do Paraguai.

Que dicas e lições você daria para quem está começando no adestramento?
Minha dica é trabalhe, acredite e sempre aprenda com as derrotas. Isso te deixará mais forte e com certeza irá vencer.

O que é essencial para se tornar um atleta competitivo no adestramento?
Para ser competitivo, tem de ter muita dedicação, empenho e humildade. Além disso, em tudo que fizer, sempre faça com amor.

Falando de Odesur, qual foi sua rotina de treino na quarentena?
Os treinos na quarentena foram muito focados em condicionar meu cavalo, já que a viagem [de caminhão] não é fácil pela distância. O Fidel está super bem nos trabalhos.

Quais são as expectativas para o Sul-Americano? Já tem uma estratégia de prova que pretende usar?
As expectativas são as melhores. Estou muito confiante. Agora, é dar nosso melhor pela equipe!

Como está o sentimento de representar o Brasil? Ansioso, nervoso… ? Como está lidando com isso?
Estou muito tranquilo. Estou preparado para representar o meu time e o meu país.

Odesur 2022

O Sul-Americano do Paraguai classifica dois países por equipe para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, segundo explicou o diretor de adestramento Sergio de Fiori. Apenas Argentina, Brasil, Equador e Uruguai levarão times para competir por equipes no adestramento em Asu 2022. Além destes, o Paraguai e o Chile competem no individual. O Peru, que inscreveu quatro conjuntos na lista preliminar (nominated entries), não consta na lista de entradas definitivas.

As provas de adestramento nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai começam em 1º de outubro com a inspeção veterinária (vet check) e seguem até 5 de outubro, quando serão disputadas as finais individuais. Confira o programa aqui.

A competição por equipes se inicia com as reprises de prêmio São Jorge (small tour) e de grande prêmio (big tour), que qualificam para a final por equipes. Para a final por equipes, os conjuntos de small tour executam a intermediária 1 e os de big tour, o GP especial.

Os 20 melhores conjuntos, inclusive empatados em 20º lugar, da inter 1 e do GP especial, se classificam para a final individual, exceto aqueles que pontuarem abaixo de 62% na inter 1 e 60% no GPS (incluindo os pontos de bônus). Na final, os conjuntos devem executar a reprise freestyle em música.

Os conjuntos disputando big tour recebem um bônus de três pontos porcentuais (3 p.p) para cada reprise. A bonificação é aplicada em todas as reprises: GP, GPS e freestyle.

Datas

  • Abertura dos estábulos: sexta, 30/09/2022
  • Inspeção veterinária: sábado, 01/10/2022
  • Reunião de chefes de equipe: sábado, 01/10/2022
  • Competição prêmio São Jorge: domingo, 02/10/2022 => qualificatória para final por equipes
  • Competição grande prêmio: domingo, 02/10/2022 => qualificatória para final por equipes
  • Competição intermediária 1: segunda, 03/10/2022=> final por equipe e qualificatória para final individual
  • Competição GP especial: segunda, 03/10/2022 => final por equipe e qualificatória para final individual
  • Inspeção veterinária para as finais: terça, 04/10/2022
  • Competição intermediária 1 estilo livre: quarta, 05/10/2022 => final individual
  • Competição GP estilo livre: quarta, 05/10/2022 => final individual

Cada país pode levar até cinco conjuntos, mas a equipe deve ser composta por um mínimo de três e um máximo de quatro conjuntos, ficando um para reserva. Caso o país não consiga participar com time, poderá inscrever até dois conjuntos para competir individualmente. Um tratador por conjunto é permitido.

Adestramento Brasil é o principal meio de informação de dressage no País.
Gosta do jornalismo do site? Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam.
Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.