Odesur 2022: somente quatro países competem por equipes

Apenas Argentina, Brasil, Equador e Uruguai levarão times para competir por equipes no adestramento nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai, que começam dia 1º de outubro em Assunção. Além destes, o país-sede e o Chile têm, cada um, apenas um conjunto, disputando, portanto, a medalha individual. O Peru, que inscreveu quatro conjuntos na lista preliminar (nominated entries), não consta na lista de entradas definitivas. O documento mais recente e que traz a “master list” foi publicado pela Federação Equestre Internacional, na página especial do Odesur de Assunção, no último dia 21 de setembro.

No total, são 17 conjuntos inscritos, sendo quatro pela Argentina; quatro pelo Brasil; um pelo Chile; três pelo Equador; um pelo Paraguai e quatro pelo Uruguai.

O Sul-Americano classifica dois países por equipe para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, segundo explicou o diretor de adestramento Sergio de Fiori. O Brasil precisa se classificar como equipe entre os dois primeiros, mas a expectativa é o ouro. “Ah… o Brasil vai ficar em primeiro. O trabalho visa à medalha de ouro, mas duas equipes são classificadas para o Pan-Americano de Santiago”, disse, em entrevista no CDI 3* de Tatuí em agosto — assista aqui.

Em levantamento em julho, este noticiário, comparando as notas dos concursos internacionais, identificou que o Brasil é o país com os conjuntos alcançando as pontuações finais mais altas frente a competidores de outros países da região. Releia a matéria.

A Argentina tem no time principal três conjuntos de small tour e um de big tour, lembrando que aos porcentuais finais dos conjuntos de big tour serão acrescidos três pontos porcentuais. Pela Argentina, estão inscritos Ingrid Berger com Floppy Disk (small tour); Ana Maria Busso De Vigil com Laudatio (small tour); Maria Florencia Manfredi com Codiciado Angelique (small tour) e Fiorella Mengani com Assirio D’ Atela (big tour).

O Brasil, como já conhecido, os quatro titulares são Victor Trielli Ávila com Corsário IGS (big tour); Paulo Cesar dos Santos com Fidel da Sasa (small tour); Eduardo Alves de Lima com Florisbela VO (small tour) e Vinicius Miranda da Costa com Biso das Lezírias (small tour). Na reserva, está Murilo Augusto Machado com Jorge VO (small tour).

O Chile, que como país-sede do Pan já tem vaga — precisando garantir os MERs — levará apenas Julio Fonseca com Clapton em small tour.

O Equador vai com três conjuntos de small tour: Carolina Espinosa com Satinka; Maria Jose
Granja com Emiliano AP; e Edgar Andres Valladares com Dark Dancer.

Representando o país anfitrião, Ramona Eugster montando Iamal defende as cores do Paraguai em small tour.

E, pelo Uruguai, vão quatro conjuntos em small tour: Guillermina Birenbaum e Jazzmate; Agustina Bravo e Sandiago; Carolin Mallmann e Godot SSF; e Malin Moren com Halmilcar Interagro.

As provas de adestramento nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai começam em 1º de outubro com a inspeção veterinária (vet check) e seguem até 5 de outubro, quando serão disputadas as finais individuais. Confira o programa aqui.

A competição por equipes se inicia com as reprises de prêmio São Jorge (small tour) e de grande prêmio (big tour), que qualificam para a final por equipes. Para a final por equipes, os conjuntos de small tour executam a intermediária 1 e os de big tour, o GP especial.

Os 20 melhores conjuntos, inclusive empatados em 20º lugar, da inter 1 e do GP especial, se classificam para a final individual, exceto aqueles que pontuarem abaixo de 62% na inter 1 e 60% no GPS (incluindo os pontos de bônus). Na final, os conjuntos devem executar a reprise freestyle em música.

Os conjuntos disputando big tour recebem um bônus de três pontos porcentuais (3 p.p) para cada reprise. A bonificação é aplicada em todas as reprises: GP, GPS e freestyle.

Datas

  • Abertura dos estábulos: sexta, 30/09/2022
  • Inspeção veterinária: sábado, 01/10/2022
  • Reunião de chefes de equipe: sábado, 01/10/2022
  • Competição prêmio São Jorge: domingo, 02/10/2022 => qualificatória para final por equipes
  • Competição grande prêmio: domingo, 02/10/2022 => qualificatória para final por equipes
  • Competição intermediária 1: segunda, 03/10/2022=> final por equipe e qualificatória para final individual
  • Competição GP especial: segunda, 03/10/2022 => final por equipe e qualificatória para final individual
  • Inspeção veterinária para as finais: terça, 04/10/2022
  • Competição intermediária 1 estilo livre: quarta, 05/10/2022 => final individual
  • Competição GP estilo livre: quarta, 05/10/2022 => final individual

Cada país pode levar até cinco conjuntos, mas a equipe deve ser composta por um mínimo de três e um máximo de quatro conjuntos, ficando um para reserva. Caso o país não consiga participar com time, poderá inscrever até dois conjuntos para competir individualmente. Um tratador por conjunto é permitido.

Adestramento Brasil é o principal meio de informação de dressage no País. Gosta do jornalismo do site?
Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam.
Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).

7 respostas para ‘Odesur 2022: somente quatro países competem por equipes’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.