A próxima semana será agitada no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, quando ocorre o segundo e último concurso internacional para seleção dos conjuntos que integrarão a equipe que representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos 2022. Além do CDI 3*, haverá concursos nacionais de adestramento (CAN) e de adestramento paraequestre, válido como 2ª etapa do adestramento paraequestre da Federação Paulista de Hipismo e Troféu Eficiência, curso de juiz paraequestre com o FEI 5* pela Bélgica Freddy Leyman, clínica montada com o juiz FEI 5* por Portugal Carlos Lopez e curso de formação de classificadores.

A primeira das duas seletivas para o Time Brasil para o Odesur 2022, em Assunção, ocorreu em julho na Sociedade Hípica Paulista (confira todas as matérias), ocasião quando também foi realizado um CAN com a participação de 33 conjuntos.
A disputa para representar o Brasil começou acirrada. À exceção de dois conjuntos pontuando acima dos 69% na média, os demais estão com porcentuais próximos, sendo três na casa dos 67%; quatro nos 66%; dois em 65% e os outros abaixo disso. O juiz FEI 5* pela Suécia Magnus Ringmark, que julgou pela primeira vez no Brasil, afirmou ter visto muitos bons e promissores cavalos e ginetes. E ele não foi o único. Adestramento Brasil conversou com os juízes durante o CDI 3* na SHP – conheça a opinião deles.
Adestramento Brasil está compilando os porcentuais válidos para a seletiva do Time Brasil, considerando apenas os conjuntos de nacionalidade brasileira e que têm interesse em competir em Assunção 2022. Acompanhe aqui. E acompanhe as notícias das seletivas aqui.
Agora, os conjuntos têm mais uma chance de avançar na corrida pela vaga. Segundo o critério objetivo definido pela Confederação Brasileira de Hipismo (leia mais abaixo), valerá a maior média alcançada, considerando as provas de São Jorge e intermediária 1 para small tour e grande prêmio e grande prêmio especial (GPS) no big tour — este último acrescentando-se três pontos porcentuais (3 p.p).
O segundo CDI 3* começa na próxima quinta-feira (25/08) com o vet check. As provas serão de sexta a domingo com a presença de juízes brasileiros e estrangeiros.
Pela versão mais recente do programa, a juíza FEI 4* pela França Anne Prain preside o júri de campo, que é composto ainda pelas brasileiras FEI 4* Claudia Mesquita e Natacha Waddell; pelo português FEI 4* Carlos Lopes; pelo chileno FEI 3* Max Piraino Lyonchi; e pelo belga FEI 4* Freddy Leyman.
Os juízes também foram escalados para julgar as provas nacionais de adestramento. O CAN começa no dia 25 de agosto, com a inspeção veterinária, e segue até domingo.
25 a 28 de agosto — Tatuí (SP)
- Concurso internacional de adestramento (CDI 3*) => Página FEI | Programa – 16/08 | Programa – 30/06
- Concurso nacional de adestramento (CAN) => Programa |
- Paraequestre: Concurso nacional de adestramento paraequestre (CNP), válido como 2ª etapa de Adestramento Paraequestre da FPH / Troféu Eficiência => Programa
Programe-se:
Quinta-feira 25/08
- 10:30 inspeção veterinária CDI 3* – small tour
- 11:30 inspeção veterinária CDI 3* – big tour
- 14:00 inspeção veterinária CAN
Sexta-feira 26/08
- CDI 3* – small tour: prêmio São Jorge
- CDI 3* – big tour: grande prêmio
- CAN:
- preliminar – aberta e profissional (reprise nº1)
- média 1 – aberta e profissional (reprise nº1)
- média 2 – aberta e profissional (reprise nº1)
- forte 1- aberta e profissional (reprise nº1)
- Cavalos novos 4 anos
- Cavalos novos 5 anos
- Cavalos novos 6 anos
- Cavalos novos 7 anos
sábado 27/08
- CDI 3* – small tour: intermediária 1
- CAN:
- elementar – minimirim, aberta e profissional (reprise nº 1)
- preliminar – aberta e profissional (reprise nº2)
- média 1 – aberta e profissional (reprise nº2)
- média 2 – aberta e profissional (reprise nº2)
- forte 1- aberta e profissional (reprise nº2)
- FEI Children (FEI Children Preliminary Competition A)
- FEI Junior (FEI Junior Preliminary Competitions – ed. 2000)
Domingo 28/08
- CDI 3* – small tour: inter 1 freestyle
- CDI 3* – big tour: grande prêmio especial
- CAN:
- pônei escola
- elementar – minimirim, aberta e profissional (reprise nº 2)
- FEI Children (FEI Children Preliminary Competition B)
- FEI Junior (FEI Junior Team Competitions – ed. 2021)
- Cavalos novos 4 anos
- Cavalos novos 5 anos
- Cavalos novos 6 anos
- Cavalos novos 7 anos
Paraequestre – Já as atividades relacionadas ao para-adestramento começam na segunda (22/08) no Centro Hípico de Tatuí com o curso nacional de formação de classificadores. Na quarta-feira, tem início a clínica montada com Carlos Lopez, que é juiz de para dressage FEI 5* por Portugal. São dois dias de clínica (24 e 25/08), com dez vagas limitadas a paratletas e 20 para treinadores e interessados. E, por fim, na quinta-feira (25/08), Freddy Leyman, juiz de para dressage FEI 5* pela Bélgica, ministra um curso para formação e atualização de juízes de adestramento paraequestre – CBH. Leia mais aqui.

Seleção
Segundo o critério objetivo definido pela Confederação Brasileira de Hipismo, valerá a média considerando as provas de São Jorge e intermediária 1 para small tour e grande prêmio e grande prêmio especial (GPS) no big tour — este último acrescentando-se três pontos porcentuais (3 p.p). O CDI 3* em que o conjunto atingir a maior pontuação média será considerado para a seletiva.
Os resultados considerados para a seleção deverão ser obtidos no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022. Os conjuntos no Brasil terão dois CDIs 3* observatórios no País: de 22 a 24 de julho na capital paulista e de 26 a 28 de agosto em Tatuí, no interior de São Paulo.
O CDI 3* no qual o conjunto atingir a maior pontuação será considerado para a escalação. Conjuntos de small tour e big tour disputarão as vagas da equipe indistintamente. Confira o documento completo com o processo de seleção.
O Brasil é o país com os conjuntos alcançando pontuações finais mais altas em concursos internacionais frente a competidores de outros países da região. Ao redor da América do Sul, os países realizaram CDIs com objetivo de selecionar suas equipes para o Jogos Sul-Americanos de 2022, que começa dia 1º de outubro em Assunção, no Paraguai. Até o momento, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai realizaram concursos internacionais. Adestramento Brasil fez um levantamento de como estão as pontuações dos conjuntos da região nos CDIs – conheça aqui.
Uma resposta para “CDI 3* em Tatuí fecha seleção para Time Brasil; evento tem CAN e paraequestre”